Polêmica

Bauducco emite nota e cancela campanha publicitária envolvendo Juliette e Duda Beat; confira

Pivô de um debate sobre direitos autorais que dominou as redes sociais envolvendo o rapper Emicida e o produtor Fioti com as cantoras, empresa desistiu da polêmica campanha publicitária

Vídeo publicitário da Bauducco envolveu as cantoras Duda Beat e Juliette e gerou polêmica nas redes sociais - Reprodução/Youtube

A empresa Bauducco, pivô de um debate sobre direitos autorais que dominou as redes sociais envolvendo o rapper Emicida e o produtor Fioti com as cantoras Juliette e Duda Beat, se manifestou, no final da tarde desta quarta-feira (18), por meio de nota, anunciando o cancelamento da campanha que faria tendo como protagonistas as cantoras.

A decisão da empresa veio depois do produtor Evandro Fióti, irmão de Emicida, denunciar um suposto plágio do conceito da campanha publicitária com o projeto AmarElo, lançado pelo rapper em 2019. Ele chamou a atenção para a tipografia semelhante, o nome e outros elementos usados pela identidade visual que seriam a cópia do projeto do irmão.


Segundo a nota da empresa, a música Magia Amarela foi idealizada para “celebrar o amarelo, icônico e característico de sua identidade visual, presente nas embalagens e comunicações da marca há mais de 30 anos, além de unir conceitos também historicamente propagados: família, união, encantamento e comunhão”.

“Diante de questionamentos sobre o projeto e sobre as cantoras, a Bauducco decidiu cancelar a campanha e seguirá dialogando com os artistas envolvidos, pelos quais manifestam total respeito e admiração. Em novas oportunidades, a marca voltará a celebrar sua cor icônica e sua mensagem de união”, conclui o comunicado.

Confira a nota, na íntegra:

"A música "Magia Amarela", protagonizada por Juliette e Duda Beat, foi criada para fazer parte de uma campanha de mesmo nome da Bauducco, com o objetivo de celebrar o amarelo, icônico e característico da sua identidade visual, presente nas embalagens e comunicações da marca há mais de 30 anos, além de unir conceitos também historicamente propagados: familia, união, encantamento e comunhão.

Reforçaria ainda a assinatura utilizada nas campanhas da marca: (têm sentimento chamado Familia". A tipografia prevista para os materiais gráficos de divulgação seria a mesma já usada pela marca, tanto nas embalagens como em outras campanhas e posts das redes sociais.

A campanha foi concebida como um projeto amplo e integrado, nascido das fortalezas históricas da marca. Para interpretar a música e protagonizar o videoclipe, foram considerados artistas das músicas brasileira e internacional. A escolha das cantoras Juliette e Duda Beat
refletiu o propósito da campanha: são duas artistas que já tinham uma amizade e formam "uma familia" com base nos laços de afeto, de afinidade e da arte.

É importante ressaltar que a participação das cantoras se restringiu à interpretação da música-tema, sem vínculo com a criação da campanha.
Diante de questionamentos sobre o projeto e sobre as cantoras, a Bauducco decidiu cancelar a campanha e seguirá dialogando com os artistas envolvidos, pelos quais manifesta total respeito e admiração.

Em novas oportunidades, a marca voltará a celebrar sua cor icônica e sua mensagem de união".