RACISMO NO FUTEBOL

Vinicius Júnior lamenta novos ataques racistas, um deles de criança: "Episódio isolado número 19"

Atacante foi vítima de mais um caso de racismo em estádios da Espanha

Vini Jr - JORGE GUERRERO/AFP

Como tem feito em todas as vezes que é alvo de um ataque racista, o atacante brasileiro Vinicius Júnior se manifestou. Em postagem no X, o jogador do Real Madrid lamentou os ataques sofridos no empate em 1 a 1 contra o Sevilha, neste sábado, no estádio Ramón Sánchez Pizjuán, um deles partindo de uma criança.

Vini parabenizou o Sevilla, que após a partida divulgou comunicado informando que identificou, expulsou do estádio e entregou às autoridades um torcedor com atitudes racistas e xenófobas. Mas lamentou o caso da crianças, que figura em vídeo que viralizou nas redes.

"Parabéns ao Sevilla pelo rápido posicionamento e pela punição em mais um triste episódio para o futebol espanhol. Infelizmente, tive acesso a um vídeo com outro ato racista na partida deste sábado, dessa vez praticado por uma criança. Lamento muito que não haja ninguém para educá-la. Eu invisto, e invisto muito, na educação no Brasil para formar cidadãos com atitudes diferentes dessas", escreveu o jogador.

O jornal espanhol Marca registrou um torcedor fazendo gestos de macaco em direção ao jogador. Não há confirmação se trata-se do mesmo identificado pelo Sevilla, que não teve a identidade revelada. De qualquer forma, Vini fez um apelo por punições mais severas aos atos racistas, citando inclusive a Copa do Mundo de 2030, que será realizada em Espanha, Portugal e Marrocos. Ele também ironizou a quantidade de vezes em que foi vítima de injúrias no país.



"O rosto do racista de hoje está estampado nos sites como em várias outras vezes. Espero que as autoridades espanholas façam sua parte e mudem a legislação de uma vez por todas. Essas pessoas têm que ser punidas criminalmente também. Seria um ótimo primeiro passo para se preparar para a Copa do Mundo de 2030. Estou à disposição para ajudar. Desculpem parecer repetitivo, mas é o episódio isolado número 19. E contando... "