Campeonato Italiano

Juventus vence em sua visita ao Milan, que perde liderança para Inter; veja os resultados da rodada

Na partida protagonizada por uma das maiores rivalidades do futebol italiano, a Velha Senhora saiu vencedora com gom de Manuel Locatelli

O meio-campista italiano Manuel Locatelli comemora o go da vitória da Juventus sobre o Milan - Divulgação/@juventusfc

No duelo entre dois gigantes do 'calcio', a Juventus conquistou os três pontos em sua visita ao estádio San Siro com um gol de Manuel Locatelli, jogador revelado no Milan, que perdeu assim a liderança da Serie A.

Locatelli marcou com um chute de longa distância que desviou no zagueiro Rade Krunic aos 63 minutos, quando os 'rossoneri' já jogavam em inferioridade numérica devido à expulsão do zagueiro alemão Malick Thiaw, por derrubar Moise Kean quando ele avançava sozinho na direção do gol, nos últimos minutos do primeiro tempo (40').

Essa expulsão obrigou o técnico Stefano Pioli a tirar Christian Pulisic de campo para reorganizar a defesa, mas a ausência do atacante americano reduziu o poder ofensivo do time da casa.

"Queríamos que esta vitória mostrasse que podemos confiar em nós mesmos, que podemos terminar entre os quatro primeiros e ainda acima", declarou após a partida o francês Adrien Rabiot, que com o desfalque do brasileiro Danilo foi capitão da Juventus pela primeira vez.

Foi a primeira vitória da Juventus no San Siro desde outubro de 2016 e foi testemunhada das arquibancadas pelo seu jogador Nicolo Fagioli, que esta semana foi condenado a sete meses de suspensão por ter apostado em jogos de futebol em plataformas ilegais.

O Milan, que havia emendado quatro vitórias consecutivas na Serie A, sofre assim a segunda derrota, o que também lhe custa a liderança, agora nas mãos da Inter, que venceu o Torino por 3 a 1 no sábado.

Um único ponto separa as duas equipes da capital lombarda, enquanto a Juventus chega aos 20 pontos, dois atrás da Inter.

Mourinho, vitória e expulsão 

A derrota do Milan beneficia também o atual campeão, o Napoli, que reduz assim para cinco pontos a distância em relação ao novo líder do campeonato, depois de vencer o Verona, por 3 a 1.

No primeiro jogo deste domingo, a Roma sofreu diante do Monza, reduzido a dez jogadores pouco antes do intervalo, mas acabou vencendo por 1 a 0 conseguindo assim sua terceira vitória consecutiva.

O único gol do jogo foi marcado nos últimos instantes, aos 90 minutos, pelo italiano Stephan El Shaarawy, que aproveitou uma sobra dentro da área do Monza.

O clube lombardo se fechou na defesa a partir do momento em que Danilo D'Ambrosio foi expulso após receber o segundo cartão amarelo, aos 41 minutos.

Na ausência do argentino Paulo Dybala, lesionado no joelho, a Roma não aproveitou a sua superioridade numérica até o lance de oportunismo de El Shaarawy, que, envolvido segundo rumores no escândalo das apostas em plataformas ilegais, terminou a partida em lágrimas.

"Senti muitas emoções quando marquei o gol da vitória depois de uma semana que foi muito forte para mim. Fiquei irritado ao ver o meu nome mencionado nesta matéria, já que sou um profissional", explicou o jogador italiano em entrevista à DAZN.

A Roma passa a ocupar a sexta colocação, com 14 pontos, sua melhor classificação na temporada.

Na 10ª rodada do próximo fim de semana, a Roma vai enfrentar a Inter de Milão, mas seu técnico José Mourinho não ficará na beira do campo porque foi expulso nos descontos (90+9') após uma discussão com a comissão técnica do Monza.

"Não jogamos bem, principalmente no primeiro tempo, com jogadores que chegaram cansados da pausa internacional, das longas viagens à América do Sul e à África", disse o treinador português.

"Eu apenas fiz gestos, colocando o dedo na frente da boca. Se o árbitro decidir que isso vale a expulsão, que assim seja", explicou 'Mou'.

Nos demais jogos, Atalanta (6º) e Bologna (8º) somaram os três pontos contra Genoa (15º) e Frosinone (12º), enquanto Salernitana e Cagliari empataram em 2 a 2 no duelo entre os dois últimos colocados.

Jogos da 9ª rodada do Campeonato Italiano:

Sábado:

Hellas Verona - Napoli 1 - 3

Torino - Inter 0 - 3

Sassuolo - Lazio 0 - 2

Domingo:

Roma - Monza 1 - 0

Bologna - Frosinone 2 - 1

Salernitana - Cagliari 2 - 2

Atalanta - Genoa 2 - 0

Milan - Juventus 0 - 1

Segunda-feira:

(13h30) Udinese - Lecce

(15h45) Fiorentina - Empoli