Recuperação

Lula diz 'estar de volta' após recuperação de cirurgias, mas terá que esperar para viajar de avião

Primeira agenda será com o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, às 15h no Planalto

Presidente Lula e primeira dama Janja - Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) volta a trabalhar do Palácio do Planalto nesta segunda-feira (23), após quase um mês de recuperação de duas cirurgias, realizadas no final de setembro. Pela manhã, durante a participação por vídeo em um avento, afirmou "estar de volta", mas afirmou que ainda precisa esperar algumas semanas para poder voltar a viajar de avião.

— Quero dizer para vocês que eu estou de volta. Eu fiz a cirurgia, ela compltou 21 dias. Para eu ficar totalmente bom e poder viajar de avião eu vou ter que esperar de seis a oito semanas, mas eu já estou bom e hoje já vou à tarde no Palácio do Planalto e dizer 'estou de volta para fazer aquilo que eu prometi à vocês' — afirmou em evento do Minha Casa, Minha Vida.

A primeira agenda no Palácio do Planalto será com o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, marcada para às 15h. Pela manhã, ainda no Palácio da Alvorada, Lula participou, por vídeo, da entrega de 1.651 moradias do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) nos estados de Alagoas, Bahia, Espírito Santo e São Paulo.

Na semana passada, em sua primeira aparição pública, Lula se levantou sozinho e afirmou que estava "pronto para o combate".

— Semana que vem eu já vou voltar ao Palácio do Planalto, eu já estou levantando sozinho, ficando em pé [...] Estou pronto para o combate outra vez, queridos — afirmou durante evento em comemoração aos 20 anos do Bolsa Família.

Lula passou uma astroplastia total de quadril e por blefaroplastia, procedimento retira excesso de pele e gordura na região dos olhos. Como o GLOBO antecipou, o presidente está sem hematomas no rosto e já consegue andar sozinho pelo Palácio da Alvorada.

Lula ainda tem caminhado com algumas limitações, com um passo mais lento. Além disso, também não pode ficar muito tempo sentado e precisa se levantar de tempos em tempos para movimentar a perna operada. Por estar em processo de cicatrização, há risco de que um piso em falso ou tropeço, por exemplo, desloque a prótese colocada no quadril.