Jogos Pan-Americanos

Confira os destaques do Brasil desta segunda (23) nos Jogos Pan-Americanos

Foram 12 medalhas ao todo no dia. A Natação garantiu três bronzes, dois ouros e uma prata; atletas do pentatlo moderno e hipismo adestramento conseguiram vagas olímpicas

Guilherme Santos comemora medalha de ouro no Pan - Satiro Sodré/CBDA

Se tem brasileiro, tem pódio nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023. Nesta segunda (23), o País saiu com 12 medalhas em diversos esportes, além de resultados importantes garantido vaga nas Olimpíadas de Paris 2024.

Na natação, o Brasil garantiu duas medalhas de ouro. Guilherme Santos venceu a prova dos 100m livre masculino. O nadador já havia ficado em primeiro também nas disputas com a equipe brasileira mista 4x100 livre e 4x100 livre masculino. Nos 800m livre, a vitória foi de Guilherme Costa, o “Cachorrão”. 

Nos 100m livre feminino, Stephanie Balduccini ficou com a prata. As outras três medalhas da natação brasileira no dia foram de bronze, com Gabrielle Assis (200m peito feminino), Viviane Jungblut (800m livre feminino) e no revezamento 4x100 medley. Felipe Neves foi medalha de bronze na prova de Slalom do Esqui Aquático. Ingrid de Oliveira e Giovanna Pedroso conquistaram o bronze na plataforma sincronizada de 10m nos saltos ornamentais

No individual geral da ginástica artística masculina, Diogo Soares ficou com a prata. No feminino, Flávia Saraiva garantiu também o segundo lugar mais alto do pódio. No pentatlo moderno, Isabela Abreu pegou um lugar na próxima Olimpíada ao terminar em nono na prova. Felicidade sentida também por João Victor Oliva, Renderson Oliveira, Manuel Tavares e Paulo Cesar dos Santos, todos do hipismo adestramento, que carimbaram um lugar nos Jogos Olímpicos ao ficarem com a prata. No levantamento de peso feminino (81kg), Laura Nascimento Amaro faturou o bronze.

No Remo, o Brasil ficou em quarto lugar em duas provas. No vôlei feminino, o País venceu Porto Rico por 3 sets a 0 (25/15, 25/22 e 25/21), e terminou em primeiro lugar no Grupo A.

Uma sequência de vitórias brasileiras agitou o boxe. Keno Marley derrotou o colombiano Marlon Hurtado, nas quartas de final da categoria até 72kg, já garantindo, no mínimo, um bronze para o País. Mesmo cenário de Luiz Gabriel Oliveira (até 57kg) e Wanderley Pereira (até 80kg), que venceram o uruguaio Lucas Garcia e o dominicano Cristian Pinales, respectivamente. Nas oitavas de final, Jucielen Romeu (até 57kg) avançou de fase ao eliminar a argentina Rosario Herrera.

Medalhas garantidas também no badminton, com as presenças nas semifinais das duplas brasileiras Davi Silva/Sânia Lima, Davi Silva/Fabrício Farias e Juliana Vieira/Sânia Lima. No futebol masculino, o Brasil venceu os Estados Unidos por 1x0.