NOVO PAC

Superintendente da Sudene confirma trecho pernambucano da ferrovia Transnordestina

A ferrovia será construída com recursos do Orçamento Geral da União

O superintendente da Sudene, Danilo Cabral - Divulgação/Sudene

A construção da ferrovia que ligará Salgueiro, no sertão pernambucano, ao complexo de Suape, foi tema de conversa entre o superintendente da Sudene, Danilo Cabral, e o ministro dos Transportes, Renan Filho. O encontro aconteceu nesta terça-feira (24). Ontem, a Diretoria Colegiada da Autarquia aprovou a liberação de mais de R$811 milhões do financiamento da Transnordestina Logística (TLSA) para a construção da ferrovia que conecta Eliseu Martins, município do Piauí, ao Complexo Industrial e Portuário do Pecém, no Ceará.

O montante de R$811 milhões vêm do novo funding que está sendo construído com o apoio da secretaria de Fundos e Instrumentos Financeiros do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, pasta que está sob o comando do ministro Waldez Góes. “A conclusão dos dois trechos da Transnordestina é prioridade do Novo PAC e um compromisso do presidente Lula com o Nordeste”, destacou o superintendente da Sudene. Ele ressalta que ainda é objeto de estudo no governo seu modelo de administração. “Podermos concluir a ferrovia e  concedê-la ou podemos fazer a concessão com a obra em andamento. O importante é que será realizada e ajudará na redução das desigualdades da nossa região, trazendo desenvolvimento e oportunidades”, completou Danilo Cabral. 

 

Histórico

A ferrovia será construída com recursos do Orçamento Geral da União. Para o próximo ano, serão destinado R$450 milhões para a realização de estudos e projetos. O valor total previsto para a conclusão da obra é de R$ 4 bilhões. “O trecho de Pernambuco será inserido no PAC e tocado com recursos do OGU. Nesse primeiro momento, até que a gente consiga [os recursos], o governo tem a inserção para o próximo ano de R$ 450 milhões para iniciar a obra”, reforçou Renan Filho. 

Em 23 de dezembro de 2022, a TLSA e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) celebraram o primeiro termo aditivo ao contrato de concessão para exploração e desenvolvimento do serviço público de transporte ferroviário de cargas da Malha Nordeste. Este termo repactua o cronograma de realização dos investimentos, estabelece novas obrigações e altera os trechos que compõem a malha concedida, disciplinando as condições para a devolução do trecho Salgueiro - Porto de Suape, localizado em Pernambuco.