Galo da Madrugada é tema de exposição no Paço do Frevo
Exposição temporária "A Magia do Galo" será aberta com cortejo do Bloco das Ilusões e shows diversos
Os clarins de Momo pelas bandas de cá do Recife já estão afiados, já que a folia 2024 já bate à porta da capital pernambucana e, dessa forma, o símbolo supremo do maior Carnaval do mundo, Sua Majestade o Galo da Madrugada, também deu o start com a exposição temporária "A Magia do Galo", aberta nesta sexta-feira (27) no Paço do Frevo.
Com direito a cortejo do Bloco das Ilusões e da Orquestra Mirim do Galo, a abertura da exposição - que dará acesso gratuito ao Paço das 19h às 21h - vai contar também com shows de artistas da terra, em apresentação que acontecerá em palco armado em frente ao museu. André Rio, Almir Rouche e Michelle Melo, entre outros, integram a programação da mostra - em cartaz até março do próximo ano.
“A exposição mergulha no universo do Galo da Madrugada e na relação dos foliões que são apaixonados por essa agremiação. Procuramos, o tempo inteiro, demonstrar a magnitude da paixão que o folião, que escolhe passar o Sábado de Zé Pereira no Galo da Madrugada, sente", destaca a diretora do museu, Luciana Félix, que lembra sobre os 110 anos do Paço.
"A agremiação que arrasta uma multidão às ruas centrais do Recife e que se conecta pela vibração do Frevo precisava estar representada à altura na exposição que faz a virada para o ano em que o Paço do Frevo irá completar 10 anos”,
A exposição - que tem a curadoria de Ângelo Filizola - é concebida pelo Paço, Cactus Produções e Galo da Madrugada. A realização conta com o Ministério da Cultura, Prefeitura do Recife e Fundação de Cultura Cidade do Recife, além do Instituto Cultural Vale.
Três Ambientes Expositivos
"A Magia do Galo", no Paço, contará com três espaços ambientados por referências ao maior bloco do mundo, o Galo da Madrugada.
No espaço "Tempo Festivo", o Galo será contado através de sua história no Carnaval do Recife em meio a um conjunto de memórias ao longo de 44 desfiles pelas ruas da cidade.
Nesta sala o visitante poderá conhecer e contemplar registros documentais, peças do acervo da agremiação, além de narrativas memoriais de interesse público e de valor histórico. Mapa que localiza o clube no tempo passado-presente e uma homenagem a Enéas Freire - fundador e presidente emérito do bloco - também integram o espaço.
No ambiente "Magia das Multidões" o visitante será contemplado por uma experiência imersiva no desfile do Galo, fazendo com que haja uma aproximação da vivência carnavalesca.
E na sala "Território Folião" a relação do Galo da Madrugada com o Centro do Recife será o mote, especifcamente ems e tratando dos bairros de São José e Santo Antônio.
O espaço comunica a poética própria forjada na memória dos "carnavais saudosos" e valoriza a vivacidade das práticas festivas, assim como das formativas da atualidade.
Programação
Na abertura da exposição, haverá cortejo do Galo da Madrugada com saída às 19h da Rua do Bom Jesus em direção ao Paço.
Bloco das Ilusões e Orquestra Mirim do Galo, do Maestro Vitor Bispo também integram a programação, que contará com a presença do Caboclinhos Tapirapé, Maracatu Leão Formos e Leão da Campina, além de passistas, estandarte do Galo e de Mestre Zacarias (porta-estandarte do bloco há mais de 40 anos).
Já no palco a Orquestra Metais do Maestro Jorginho Lima Neto vai conduzir shows de Almir Rouche, André Rio e Michelle Melo. Além deles apresentam-se também Gustavo Travassos, Marron Brasileiro e Cíntia Barros.
Serviço
Exposição “A Magia do Galo”
Quando: a partir desta sexta-feira (27) até março de 2024
Onde: Paço do Frevo - Praça do Arsenal da Marinha, s/n, Bairro do Recife
Acesso gratuito na abertura da mostra, ao museu, das 19h às 21h
Visitação ao Paço do Frevo
De terça a sexta, das 10h às 17h | Sábado e domingo, das 11h às 18h
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia) - entrada gratuita às terças-feiras