Artes Visuais

Arte Plural recebe a exposição "De Tudo Restou um Pouco", de Sebatião Pedrosa

Mostra abre nesta terça-feira (24) e segue em cartaz até 6 de janeiro

Exposição "De Tudo Restou um Pouco" - APG/Divulgação

“De Tudo Restou um Pouco”, exposição assinada pelo artista plástico pernambucano Sebastião Pedrosa, será inaugurada nesta terça-feira (24), na Arte Plural Galeria (APG). A mostra, que fica em cartaz até 6 de janeiro, reúne esculturas, peças compostas por colagens e livros de artista.

O nome da exposição é inspirado em uma frase do poema “Resíduo”, de Carlos Drummond de Andrade. O conjunto de obras expostas convida o público a olhar com urgência para o meio ambiente, diálogo já estabelecido em trabalhos anteriores do artista. 

Ao explicar as motivações para as recentes criações que compõem as obras, Pedrosa recorre às memórias dos anos 1990. Mais precisamente, retoma o período quando era realizada a Conferência Eco 92 e ele se dedicava à conclusão de seu doutorado na Inglaterra.
 

Na ocasião, o pernambucano produziu alguns "livros de artista", um deles batizado de "Lost Horizon", nome de um romance inglês que também serviu de inspiração para um mapa da região amazônica. O momento repercutiu em outras produções artísticas, como na exposição individual chamada "Relicários", de 1998.

Nesta exposição, há obras inéditas, como “Objetos de Punição para Grileiro”, um conjunto de dez peças que simulam chicote, palmatória e coroa de espinhos. Outras duas séries são os “Pendurados” (aéreos ou de parede), “Oitis” (aéreos) e “Ao Rés-dochão”.

Serviço:
Exposição “Objetos de Punição para Grileiro”
Na Arte Plural Galeria (Rua da Moeda, 140, Bairro do Recife)
Abertura nesta quarta-feira (25); em cartaz até 6 de janeiro, com visitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, de 14h às 18h
Acesso gratuito