TEATRO

Festival Recife do Teatro Nacional: mais de 80 propostas inscritas para dez dias de programação

22ª edição do festival acontece entre os dias 16 e 26 de novembro, com programação aberta ao público

Teatro de Santa Isabel - Jan Ribeiro/Secult-PE/Fundarpe

Para a 22ª edição do Festival Recife de Teatro Nacional - cuja temática será "Teatro e Democracia"- mais de 80 propostas artísticas habilitadas nas avaliações documental e artística podem integrar a programação do evento, marcado para ocorrer entre os dias 16 e 26 de novembro em espaços e nas ruas da cidade.

Gratuito, o festival terá na programação, espetáculos, performances, leituras dramáticas, teatro de rua e de bonecos, além de atividades formativas, oficinas e rodas de conversas, que poderão ser contempladas pelo público. 

 

Promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, o Festival recebeu no total 96 propostas e destas 82 (85,4% do total) foram habilitadas. A partir de então, a curadoria do evento vai definir a grade de espetáculos - a partir de critérios como a adequação das propostas ao tema e locais de apresentação, como inclusão de gênero, étnica e racial.

Newton Moreno entre os homenageados
Para a atual edição do festival, dois nomes do teatro nacional serão os homenageados: um deles é Newton Moreno, autor e diretor premiado, com referências na cultura popular nordestina.

O outro homenageado será André Filho, ator, músico, diretor muscial e dramaturgo, e um dos fundadores da Companhia Fiandeiros, que se foi no último dia 10 de setembro, aos 62 anos, em decorrência de complicações de uma pneumonia.