ABALO SÍSMICO

Tremor de terra é registrado em São Caetano, no Agreste de Pernambuco

Moradores relataram ter ouvido e sentido o tremor, segundo o LabSis da UFRN

Câmera de segurança registra momento do tremor - Reprodução/X

Um tremor de terra de magnitude 2.7 foi registrado, no final da noite dessa quarta-feira (25), na cidade de São Caetano, no Agreste de Pernambuco. A notificação foi feita pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN) às 22h18.

Relatos repassados ao laboratório indicam que moradores de São Caetano, Caruaru e Cachoeirinha ouviram e sentiram o tremor. 

Nas redes sociais, usuários comentaram o abalo sísmico. O estrondo chegou a acordar animais e foi até registrado por câmera de segurança.

 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Folha de Pernambuco (@folhape)

 

O último tremor sentido no Estado até então havia sido registrado em 14 de outubro, em Caruaru, com magnitude de 1.9.

Mapa do LabSis mostra onde aconteceu o abalo sísmico (Foto: Divulgação/LabSis/UFRN)

Por que a terra treme em Caruaru?
Os tremores de terra em Caruaru acontecem porque a cidade fica localizada bem no meio de uma falha geológica, um foco vulnerável à atividade sísmica, denominado zona de cisalhamento Pernambuco-Leste. São Caetano faz limite com Caruaru.

Essa falha começa no Recife e entra pelo Sertão, até Arcoverde, numa extensão de 254 quilômetros. A "Capital do Forró" está no meio desse caminho.

O tremor de terra mais forte da história dos abalos sísmicos de Caruaru aconteceu à 1h20 do dia 20 de maio de 2006. O abalo teve intensidade de 4.0 graus na escala Richter, que vai, teoricamente, até 9. No dia 20 de março de 2007, outro forte tremor foi sentido, com magnitude 3.9.