Equador anuncia cortes de energia devido à seca
Nas regiões Serra e Amazônia, os cortes serão de quatro horas, e na Costa, de três
O Equador irá racionar energia elétrica por até quatro horas diárias para enfrentar o déficit causado pelo nível baixo dos afluentes que alimentam as hidrelétricas, anunciou, nesta quinta-feira (26), o ministro de Minas e Energia, Fernando Santos.
“Para garantir que não haja um colapso elétrico, nós vemos a necessidade de fazer cortes pontuais e temporais no fornecimento de energia elétrica”, informou Santos em entrevista coletiva.
A suspensão do serviço terá início sexta-feira e ocorrerá entre as 7h e as 18h locais.
Nas regiões Serra e Amazônia, os cortes serão de quatro horas, e na Costa, de três. A medida pode se expandir até dezembro, enquanto o país compra energia.
Com 16,9 milhões de habitantes, o Equador decretou na semana passada emergência no setor elétrico, depois que a Colômbia limitou a venda de energia ao país.
O nível baixo dos afluentes na região amazônica, onde fica a maior parte das hidrelétricas, e o atraso na chegada da estação chuvosa devido às influências do El Niño afetaram o setor elétrico equatoriano.
“Estamos passando pela pior seca dos últimos 50 anos, principalmente na região oriental”, ressaltou Santos, ao explicar a medida.