Martin Scorsese conquista jovens no TikTok em brincadeira com cachorro
Filha do aclamado diretor, ela própria cineasta, tem apimentado seu feed com vídeos do pai
Perdeu, Leonardo DiCaprio. Martin Scorsese parece ter encontrado um novo muso: Oscar, cãozinho schnauzer de sua filha Francesca Scorsese.
Em vídeo divertido postado em seu TikTok na semana passada, o diretor – poucos dias antes do lançamento de seu último épico, “Killers of the Flower Moon” (aqui no Brasil, chamado de "Assassinos da Lua das Flores") – realizou um teste muito importante e muito sério com Oscar.
Depois de mencionar que há quase 50 anos faz filmes com atores brilhantes – incluindo DiCaprio, Robert De Niro, Ellen Burstyn, Michelle Pfeiffer e Margot Robbie –, ele disse que agora estava pronto para uma mudança.
“Preciso encontrar algo que possa levar mais longe e a outro nível”, diz ele ao cachorrinho, que está sentado imóvel à sua frente numa poltrona. “Não tenho muita certeza do que é isso, mas ouvi algumas coisas extraordinárias sobre você.”
“Oscar, mostre-me medo”, diz ele. “Oscar, mostre-me tristeza, amor, mostre-me amor, mostre-me transcendência.” Quando o filhote passa de sentado para deitado, Scorsese grita: “Brilhante! Você conseguiu o papel.
A cena bem montada – que alterna entre Scorsese e Oscar em um estúdio mal iluminado e conta a história do ponto de vista de Oscar – foi imaginada e dirigida por Francesca, atriz e cineasta cujo curta-metragem dramático “Peixe Fora D'água” estreou no Festival de Cinema de Cannes, em maio, foi exibido no Tribeca Film Festival deste ano e será exibido na New York Film Week, que começou na quarta-feira.
A gravação foi feita de um ângulo baixo, “porque Oscar é meio pequeno, achamos muito engraçado”, disse Francesca, 23 anos, formada pela Tisch School of the Arts da Universidade de Nova York (onde seu pai também frequentou), disse ao The New York Times na quinta-feira (26).
— Então, quando a revelação acontece, ela se torna um pouco mais bem-sucedida, porque na verdade estávamos vivenciando isso na posição de Oscar — contou ela, que o convenceu a se deitar no final graças a um pedaço de frango, o favorito dele.
É uma visão comovente do talvez diretor vivo mais famoso quando ele não está atrás das câmeras. (Martin Scorsese ficou surpreso, disse ela, com a velocidade com que a cena foi editada e disponibilizada para assistir.) Também pode ajudar a apresentar Scorsese, de 80 anos, a uma geração mais jovem que, tecnicamente, pode não ter idade suficiente para assistir a suas obras mais famosas, como “Taxi Driver” (1976), “Cape Fear” (1991) ou “O Lobo de Wall Street” (2013).
Não foi sua primeira aparição no TikTok de Francesca. Em meio a postagens comuns a muitas jovens de 23 anos - um vídeo fofo dela torcendo o nariz ao som de “You wish”, de Flyana Boss; outra dela e de uma amiga fazendo pequenas tatuagens e piercings nas orelhas -, há várias participações especiais de Scorsese. Há algumas semanas, numa postagem já vista mais de duas milhões de vezes, ela testou o conhecimento dele sobre gírias.
Eles já trabalharam juntos, inclusive num comercial este ano com a participação de Timothée Chalamet. E Francesca diz que seu pai está ansioso para participar desses projetos de mídia social com ela e que ele vê valor neles.
— As pessoas com quem ele se cerca o mantêm muito jovem — disse ela. — DiCaprio manda uma mensagem para ele e o chama de Goat, chama ele de mano, você sabe que eles são amigos.
Quando ela explicou originalmente o conceito do vídeo de gíria para ele, ela usou o termo GOAT como exemplo. “As pessoas continuam dizendo isso para mim. As pessoas continuam me chamando de Goat, mas não sei o que isso significa”, ela se lembra de ele ter contado a ela. Significa “Greatest of All Time” (o maior de todos os tempos, em tradução livre), ela respondeu, ao que ele disse: “Eu não fazia ideia."
Em julho, ela postou uma compilação em agradecimento ao pai. O vídeo de 22 segundos, que também já foi visto mais de duas milhões de vezes, inclui trechos do diretor aconchegando um cachorrinho e gargalhando de smoking ao lado de De Niro e Harvey Keitel.
“Tudo bem, vou assistir a um de seus filmes”, escreveu um comentarista. “Meu Deus, adorei ver esse lado dele”, escreveu outro.
O tom alegre nesses vídeos contrasta não apenas com seus filmes, conhecidos por seus temas assombrosos e violentos, mas também com algumas reflexões que ele fez em suas entrevistas recentes. Quando a GQ lhe perguntou sobre sua própria morte em setembro, Scorsese disse que pensava nisso o tempo todo. “Eu era um grande colecionador obsessivo por filmes e livros, e agora eles têm que ir embora”, disse ele. “Depois que você sabe que precisa deixar levar e que vai morrer, tudo muda.”
Fornecer uma imagem completa de Martin Scorsese ao público é uma parte significativa do motivo pelo qual sua filha o incorpora nas redes sociais e por que, anos atrás, ela o encorajou a criar uma conta no Instagram, para que o público pudesse não apenas vê-lo no trabalho, mas também em fotos de família e com seus cachorros. Há também uma parte menos vista de sua vida, que é seu papel no cuidado de sua esposa e mãe de Francesca, Helen Morris, que tem Parkinson.
- Ele é muito mais reservado sobre essas coisas”, disse Francesca. - As pessoas pensariam que é um estilo de vida luxuoso, glamoroso. Mas, por outro lado, ele entra e sai das visitas ao hospital com ela.
Embora Scorsese tenha mergulhado pela primeira vez nas redes sociais no Instagram, foi o TikTok que permitiu a Francesca dar ao mundo outra perspectiva sobre seu pai, disse ela.
– É incrível mostrar que um dos cineastas mais incríveis, e ele realmente é, pode ser também uma pessoa normal, que anda de pijama, brinca com seus cachorros e ajuda a filha com o dever de matemática, se puder – disse ela. – As pessoas adoram ver esse lado dele.