Folha Saúde

Hospital Jayme da Fonte tem excelência na segurança do paciente

Reduzir o risco de atos inseguros nos processos assistenciais e usar as melhores práticas para alcançar os resultados mais positivos possíveis para os pacientes fazem parte da rotina do Hospital Jayme da Fonte em busca da excelência nos cuidados

Melissa de Carvalho ressalta que o Hospital Jayme da Fonte segue padrões rigorosos de proteção ao paciente - Arthur Mota/Folha de Pernambuco

A segurança do paciente é uma séria preocupação global de saúde pública. Desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou a Aliança Mundial para a Segurança do Paciente, em 2004, existe a necessidade urgente de fortalecer as defesas do sistema de saúde como um todo. Falar de internação hospitalar, seja programada ou em caso de urgência, gera uma ansiedade. E é para isso que os padrões de segurança em unidades de saúde existem.

A cultura de segurança do paciente é considerada um componente estrutural dos serviços de saúde. Ela favorece a implantação de práticas seguras e a diminuição da ocorrência de eventos adversos, ou seja, dos danos aos pacientes causados por falhas durante a assistência.

Uma das metas da OMS é promover mais efetivamente o acesso universal à saúde, já que isso colabora com a desejada segurança do paciente. No entanto, para que essa ampliação ocorra de fato, é necessário pensar também na qualidade dos serviços prestados em todos os tipos de assistência. Para ampliar a conscientização sobre esses assuntos, a Organização Mundial da Saúde estabeleceu o Dia Mundial da Segurança do Paciente, a ser comemorado anualmente no dia 17 de setembro.

Segundo a instituição, segurança do paciente é a redução do risco de danos desnecessários associados à assistência em saúde até um mínimo aceitável, ou seja, é a redução de atos inseguros nos processos assistenciais e o uso das melhores práticas descritas, de forma a alcançar os resultados mais positivos possíveis para o paciente.

Disseminação de boas práticas

No Recife, o Hospital Jayme da Fonte já aderiu a essas metas, incorporadas no Brasil por recomendação do Ministério da Saúde, com a disseminação de boas práticas, buscando a excelência no cuidado. São procedimentos quase imperceptíveis à maioria dos pacientes, mas incorporados ao dia a dia do hospital de forma integrada e totalmente monitorados para que tudo funcione corretamente.

As regras vão de ações simples, como rigor na identificação do paciente, promoção da higiene das mãos, até a implantação de um criterioso protocolo para prescrição e a administração do uso de medicamentos. Ainda faz parte do processo o estabelecimento de procedimentos para verificação de cirurgias seguras, que envolve fases antes da anestesia, da incisão cirúrgica e antes do paciente deixar a sala de cirurgia.  

Outros dois protocolos também estão inseridos nas recomendações internas: o que trata de um problema frequente em pacientes internados - o surgimento de úlceras por pressão, ou seja, formação de lesões em virtude do longo período de internação acamado; e outros para evitar quedas de quem está hospitalizado, minimizando a possibilidade de complicações e até óbito.

Comprometimento

Segundo a diretora médica do Hospital Jayme da Fonte, Melissa de Carvalho, o cumprimento das metas exige treinamento contínuo e comprometimento da equipe técnica e dos médicos. “O trabalho integrado é essencial na nossa área, por isso acompanhamos todos os processos internos, de modo a efetivamente proteger o nosso paciente”, conta.

A diretora destaca o desenvolvimento das equipes, que buscam reforçar os quesitos de segurança e também aperfeiçoar a assistência, integrando a tecnologia à humanização no atendimento, essencial para o acolhimento com uma visão integral.

“O nosso Programa de Educação Permanente é baseado na segurança do paciente e na transdisciplinaridade; e o de Gestão Estratégica de Corpo Clínico direcionado, à qualificação de líderes conectores, de executores assertivos e de processos internos mais eficientes", ressalta Melissa.

Internacional

Esse ciclo ininterrupto de qualificação coletiva coloca o Hospital Jayme da Fonte em um patamar internacional quando se trata de segurança do paciente.  Esses processos passam por avaliações periódicas, sempre com foco no aprimoramento do todo.

A qualidade dos serviços é reconhecida não apenas pelos pacientes, mas por importantes entidades que atuam no setor. Neste ano, o Jayme da Fonte foi recertificado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), uma das mais importantes certificadoras na área de saúde do País. Além disso, a UTI Cardiológica do Jayme da Fonte recebeu título de eficiência pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira e pela Epimed Solutions, que avaliaram 180 unidades de todo o País.

O hospital também é referência em procedimentos de alta complexidade, como transplantes de fígado e de coração, que exigem equipes multidisciplinares altamente qualificadas para assistir o paciente antes, durante e após a cirurgia.

DNA pernambucano

Instalado no bairro das Graças, no coração do Recife, o Jayme da Fonte tem uma história de 68 anos dedicados a cuidar dos pernambucanos. Criado pelo médico Jayme Wanderley da Fonte como o primeiro pronto-socorro particular do Norte e Nordeste - o segundo do País - a unidade é hoje um moderno complexo hospitalar.

Com mais de 200 leitos, UTIs completas, e serviços de urgência e emergência 24h em traumato-ortopedia, bem como clínica médica, cirurgia geral e cardiologia, o hospital dispõe, ainda, de um centro de diagnóstico por imagem e uma rede ambulatorial com diversas especialidades.

Sempre inovando, recentemente o complexo adquiriu um dos mais modernos aparelhos de imagem do Brasil: o tomógrafo Siemens - Somatom go. up, que agiliza os diagnósticos com mais precisão e baixíssima dose de radiação, aumentando a segurança do paciente.

A visão global do Jayme da Fonte também levou a unidade a implantar um programa de sustentabilidade ambiental. O hospital já utiliza 100% de energia limpa e renovável, mantém controle para o consumo uso da água e segue protocolos para reciclagem.

“Nossa missão é cuidar das pessoas com segurança e qualidade, buscando sempre o bem estar delas, mas com um olhar de futuro que nos leva a garantir o melhor atendimento, agregando tecnologia à humanização, em sinergia com modernas práticas de gestão”, completou a diretora.