Forças Armadas de Israel dizem ter desmantelado rede de perfis falsos que tentavam enganar soldados
Contas tentavam extrair informações de soldados usando fotos de mulheres reais, prática conhecida como "catfishing"
As Forças Armadas de Israel (IDF) dizem ter frustrado uma rede de perfis falsos na internet, principalmente no Instagram, que tentava extrair informações de soldados, em meio à guerra contra o Hamas na Faixa de Gaza. Os perfis eram operados por países do chamado “Eixo da Resistência”, uma coligação de nações e grupos terroristas liderada pelo Irã.
Os agentes usaram fotos de mulheres reais, uma prática conhecida como “catfishing”, numa tentativa de obter informações para o Hamas. “Os perfis tentavam atrair soldados, numa espécie de relacionamento romântico, através de mensagens, gravações de voz e videochamadas”, disse a IDF no X, antigo Twitter. Outros perfis falsos também se passavam por pais, irmãos e amigos dos soldados, a fim de “fortalecer sua credibilidade”.
A rede tinha dezenas de perfis falsos nas redes sociais, principalmente no Instagram, e as potenciais vítimas variavam entre centenas e milhares de soldados, incluindo reservistas. De acordo com as Forças Armadas israelenses, autoridades tentam banir as contas.