RESGATE

Biden anuncia que 74 cidadãos americanos foram retirados de Gaza nesta quinta-feira (2)

A passagem de fronteira de Rafah para o Egito foi aberta na quarta-feira

Pessoas atravessam um portão para entrar na passagem de fronteira de Rafah para o Egito, no sul da Faixa de Gaza - Mohammed Abed/AFP


O presidente dos EUA, Joe Biden, anunciou, nesta quinta-feira (2), que 74 cidadãos com dupla nacionalidade e passaportes americanos foram retirados da Faixa de Gaza para o Egito, em meio à guerra entre Israel e o Hamas

. “Boas notícias, hoje retiramos 74 americanos, com dupla nacionalidade”, disse o presidente norte-americano na Sala Oval, onde recebeu o presidente da República Dominicana, Luis Abinader.

A passagem de fronteira de Rafah para o Egito foi aberta na quarta-feira, após semanas de guerra, deixando sair um grupo de palestinos feridos e de dupla nacionalidade, todos desesperados para escapar dos bombardeios israelenses.

Falando aos repórteres na quinta-feira, o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, John Kirby, disse que "até agora, 74 cidadãos americanos e seus familiares chegaram ao lado egípcio".

Ele acrescentou: “Isso se soma aos cinco americanos que partiram ontem. Quero enfatizar que esses números estão mudando em tempo real”. Outras centenas de estrangeiros e cidadãos com dupla nacionalidade fugiram de Gaza na quinta-feira.

O Egito disse que eventualmente planeja ajudar a retirar 7 mil estrangeiros através da passagem de fronteira de Rafah e um porta-voz do lado palestino da travessia disse que cerca de 100 conseguiram sair na quinta-feira.