Lula deseja "toda sorte no mundo" para alunos que se preparam para fazer o Enem
Na primeira etapa do exame, que acontece neste domingo (5) são cobradas as áreas de Linguagens e suas tecnologias, Ciências Humanas e Redação
O presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT) usou suas redes sociais na manhã deste sábado (4) para mandar uma mensagem de tranquilidade para os alunos que se preparam para a primeira fase do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece no domingo (5). Em vídeo, Lula aparece na área externa do Palácio da Alvorada, em Brasília, com uma jaca na mão, e brinca ao tentar explicar que a fruta pode aparecer entre as questões da prova, dizendo que "alguém pensava que era uva".
"Você que vai fazer o Enem amanhã, isso aqui é uma jaca. Isso aqui parece que é jaca dura. Eu vou pegar a e colocar, ver se é possível comer alguma coisa. Se cair no exame de vocês amanhã, isso aqui é jaca. Tem gente aqui comigo que pensava que era uma uva. Isso é jaca, é diferente", brincou o presidente.
"Eu só queria pedir pra vocês o seguinte: amanhã é um dia muito importante na vida de vocês. Vocês precisam, hoje, se prepararem e não deixar que nada abale o sistema psicológico de vocês. Não brigue com mãe, não brigue com pai, não brigue com a irmã, com o primo. Hoje é dia de muita tranquilidade, de você estudar o que tiver que estudar. Amanhã você tem que chegar no horário para fazer o Enem. Depois do Enem, você vai perceber como a sua vida vai começar a mudar. Eu desejo a vocês toda a sorte do mundo", finalizou, com mensagem bem-humorada para os estudantes.
Mais cedo, a primeira-dama Janja da Silva também mandou uma mensagem especial para os alunos, brincando que "não tolerará" atrasos neste ano.
"Estou passando para desejar boa sorte para vocês, porque amanhã é dia de Enem. Quem vai fazer Enem amanhã boa sorte! Não se esqueçam de identidade, caneta preta, muita tranquilidade. E olha só: eu não tolerarei que vocês cheguem atrasados e percam a prova", disse Janja.
Neste domingo, serão cobradas as áreas de Linguagens e suas tecnologias, Ciências Humanas e Redação. Já no dia 12 de novembro, data da segunda etapa, os candidatos deverão responder questões sobre Ciências da Natureza e Matemática. Os dois aulões são exclusivos para os alunos das escolas e unidades parceiras.