ENEM 2023

Professoras avaliam primeiro dia de provas do Enem 2023

Questões de Linguagens abordaram assuntos como os papéis femininos na sociedade

Enem 2023 - Arte/Agência Brasil

As questões de múltipla escolha do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado neste domingo (5), abordaram assuntos como os direitos das mulheres e os papéis femininos na sociedade. Os tópicos dialogam com o tema da redação deste ano: "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil'.

Neste domingo, além da redação, os candidatos responderam às provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia); e de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Português, Literatura, Artes e Língua estrangeira - inglês ou espanhol). Para a historiadora Thalyta Rafaela, a prova de história do Enem 2023 exigiu "habilidades distintas". A profissional acredita que o Exame da disciplina contemplou os alunos reflexivos, e não os que costumam memorizar informações. 

“Outro fato interessante na prova deste ano foi a retomada de questões de gênero, inclusive questões relacionadas ao papel da mulher durante a revolução francesa, a relação entre o direito das mulheres e a história do espaço doméstico no Brasil. Havia ainda questões sobre violência patrimonial no contexto da lei Maria da Penha. O direito das mulheres também foi abordado no contexto do Oriente Médio”, detalhou Thalyta.

A professora de Linguagens e Redação, Joyce de Freitas, afirmou que a prova de Linguagens fortaleceu a discussão sobre os papéis femininos na sociedade e a desigualdade de gêneros. “Achei as questões bem elaboradas. Exigiam muita criatividade dos candidatos”, pesou. “Foi lindo ver Conceição Evaristo, Carolina Maria de Jesus, músicas de Caetano Veloso, referências à arquiteta idealizadora do projeto do MASP, a qual não teve reconhecimento.”, acrescentou Joyce, que também percebeu a valorização da cultura marginal nas provas de Linguagens do Enem 2023.