FGTS nas férias: veja como saque-aniversário pode ser usado na compra de pacotes de viagens
CVC vai começar a ofertar a possibilidade de pagamento nas lojas com taxa de juros de 1,99% ao mês, por meio da antecipação do saque em até 10 parcelas
Trabalhadores com recursos no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) poderão empregar parte do saldo das contas para adquirir pacotes de viagens. A empresa de turismo CVC lançou nesta terça-feira (dia 7) a venda de pacotes e viagens com recursos do Fundo.
Na prática, a operadora oferece a possibilidade de acesso uma linha de crédito para a antecipação do saque-aniversário, que poderá ser aplicada para financiar viagens. A operação é feita em parceria com o banco digital Digio, do Bradesco, com antecipação de até 10 parcelas e taxa de juros de 1,99% ao mês.
Na prática, a CVC será um correspondente bancário do Digio para oferecer esta linha de crédito. Ao utilizar essa modalidade de pagamento, o cliente não fica com parcelas mensais ou dívidas, já que o valor é descontado diretamente do saldo do Fundo. A contratação é feita de forma digital, e o dinheiro estará disponível em até 48h. Além disso, não há exigência de análise de crédito.
Como funciona:
O consumidor vai até uma loja CVC, com acesso ao aplicativo do FGTS ou da Caixa Econômica Federal. É preciso habilitar o banco Digio para ter acesso às informações sobre o saldo do FGTS do trabalhador. A partir daí, o atendente da CVC faz a simulação de quanto é possível antecipar de saldo para a compra do pacote ou da viagem.
O cliente poderá pedir a antecipação do saque-aniversário FGTS para adquirir um pacote total ou para compor outra forma de pagamento. De acordo com a empresa, o consultor da loja verifica as informações no Digio (banco parceiro) para repassar as possibilidades ao cliente. A operadora também criou um boleto para esse caso, com o qual o cliente já sai da loja, com vencimento em 5 dias úteis.
“O pagamento pode ser em até 10 anos e é descontado automaticamente do saldo do FGTS do cliente, não comprometendo o orçamento doméstico. Também é uma oportunidade para clientes que desejam complementar a viagem com a inclusão de outros serviços ou mesmo avaliar outros destinos que inicialmente não estavam considerando”, explica Emerson Belan, diretor-geral da CVC Viagens
O pagamento com o saque-aniversário está disponível em toda a rede de lojas CVC. Segundo a empresa, os consultores das lojas passaram por treinamento para orientar os clientes sobre essa forma de pagamento. A empresa informou ainda que os clientes que utilizarem essa opção terão auxílio do banco parceiro para esclarecer dúvidas.
Mas é preciso que o consumidor entenda bem as condições da linha de financiamento para a antecipação do saque-aniversário, que envolve juros e o comprometimento de parte do saldo do trabalhador no FGTS.
Entenda as condições
- É preciso ter saldo mínimo de R$ 400,00 no FGTS;
- A antecipação do saque-aniversário, na prática, é empréstimo consignado com base nos saques futuros.
- É possível realizar a antecipação de 3 a 10 anos do saque-aniversário
O que é o saque-aniversário
Criado no governo de Jair Bolsonaro, o saque-aniversário é alvo de críticas no governo, que cogita mudar suas regras.
Pelo saque-aniversário, o trabalhador pode, anualmente, no mês de aniversário, sacar parte do seu saldo de FGTS. Pelas regras de hoje, caso o trabalhador seja demitido, pode sacar apenas o valor referente à multa rescisória e não o valor integral da conta.