Meta exigirá que propagandas políticas esclareçam se inteligência artificial artificial
O requisito valerá globalmente no Facebook e Instagram a partir do início do próximo ano
A Meta anunciou, nesta quarta-feira (8), que os anunciantes em breve terão que declarar se obtiveram Inteligência Artificial (IA) ou outro software para criar ou alterar imagens ou áudios em propaganda política.
O requisito valerá globalmente no Facebook e Instagram a partir do início do próximo ano, disse a Meta, sua matriz.
“Anunciantes que estão promovendo questões sociais, eleições e políticas na Meta terão que indicar se a imagem ou o que foram criados ou alterados digitalmente, inclusive com IA, para fazer com que pessoas reais digam coisas que não fizeram ou fizeram”, disse o presidente de assuntos globais da Meta, Nick Clegg, em uma postagem no Threads.
Os anunciantes também terão que revelar quando usam IA para criar pessoas ou eventos realistas falsos, acrescentou.
Além disso, os parceiros de verificação da Meta, incluindo a AFP, podem rotular conteúdo como "alterado" para determinar que foi criado ou editado de forma enganosa.
Entre os temores em relação à IA, cada vez mais poderosos, há potencial de fraude durante as eleições.
Outra gigante que está tomando medidas para controlar esse problema é a Microsoft, que planeja lançar no início de 2024 ferramentas que permitem aos candidatos ou incluir campanhas “credenciais” em imagens ou vídeos que produzem.
A empresa também anunciou que criará uma equipe para ajudar as campanhas de ameaça baseadas em IA.