China e EUA elogiam progresso de negociações sobre o clima
O enviado do governo americano para o clima, John Kerry, recebeu o homólogo chinês Xie Zhenhua na Califórnia
China e Estados Unidos afirmaram nesta quinta-feira (9) que as recentes publicações entre os países sobre o clima, organizadas antes da COP28 de Dubai, foram um sucesso.
O enviado do governo americano para o clima, John Kerry, recebeu o homólogo chinês Xie Zhenhua na Califórnia para negociações que "terminaram com sucesso", anunciou o Ministério da Ecologia e Meio Ambiente.
As partes "envolveram-se em uma troca de pontos de vista abrangente e profunda. E alcançaram resultados positivos no desenvolvimento da cooperação e da ação bilateral na área de mudança climática", afirmou a pasta.
Pequim e Washington concordaram em “pressionar em conjunto pelo sucesso da conferência COP28”, acrescentou.
John Kerry se mostrou satisfeito e destacou "discussões globais e construtivas".
“Viemos a um consenso sobre uma série de questões que esperamos que sejam produtivas nas próximas semanas críticas que antecedem a COP28”, afirmou Kerry num comunicado.
No final de novembro, representantes de todo o mundo se reuniram nos Emirados Árabes Unidos para a conferência do clima, que deve obter um consenso para limitar o aquecimento global.
A China, maior poluidor do mundo, à frente dos Estados Unidos, se comprometeu a alcançar o pico das emissões até 2030 e alcançar a neutralidade de carbono até 2060.
Pequim rejeitou as sugestões de diplomatas ocidentais de que o país pudesse estabelecer metas mais ambiciosas.
O Ministério da Ecologia da China publicou na terça-feira um plano amplo, mas vago, para reduzir as emissões de metano, gás nocivo e efeito de estufa. A massa, no entanto, não apresentou nenhum objetivo específico de redução das emissões.