TURISMO

Chegada de navio ao Porto do Recife abre temporada de cruzeiros em Pernambuco

Navio Aidasol, vindo da Alemanha, traz ao Estado 1.791 passageiros e 652 tripulantes

Navio Aidasol chega ao Recife - Walli Fontenele/Folha de Pernambuco

Está aberta a temporada 2023/2024 de cruzeiros em Pernambuco. Atracou, por volta das 8h30 desta quinta-feira (9), no Cais II do Porto do Recife, no Bairro do Recife, área central da capital pernambucana, o navio alemão Aidasol. A embarcação traz ao Estado 1.791 passageiros e 652 tripulantes vindos da cidade de Mindelo, em Cabo Verde.

Os turistas vão ficar em Pernambuco até a noite desta quinta, quando partem rumo ao Rio de Janeiro. A expectativa é de que outros 21 navios desembarquem no local, até maio do próximo ano.

O navio da empresa Aida tem 225,33 metros de comprimento e comporta, ao todo, 3 mil pessoas.

Navio chegou ao Porto do Recife nesta quinta (9) | Foto: Jorge Pinho/Empetur

Para os visitantes, são indicados roteiros rápidos e essenciais para fazer a pé, no Recife e em Olinda. Os turistas devem visitar monumentos históricos, de cultura e fé, por exemplo.

Entre os locais a serem visitados, estão: Museu Cais do Sertão, Museu a Céu Aberto, Praça do Marco Zero, Central de Artesanato de Pernambuco, Museu Caixa Cultural, Igreja da Madre de Deus, Mercado Eufrásio Barbosa e Mosteiro de São Bento. Cerca de 100 passageiros vão passear pelo Recife de bicicleta.

Segundo Delmiro Gouveia, presidente do Porto do Recife, a cidade é o principal caminho para a Europa, e a chegada do cruzeiro à capital valoriza o turismo, que representa 8% do produto interno bruto (PIB) do Brasil.

"Essa temporada é de suma importância para Pernambuco. O Governo não tem medido esforços para melhorar a estrutura portuária para esses fins. Até agora temos 22 cruzeiros confirmados, mas outras embarcações ainda estão fechando para chegar aqui ao nosso Estado. Nós esperamos mais", disse ele.

Passageiros estarão seguros em PE
Segundo Gouveia, a segurança aos turistas alemães está sendo reforçada para oferecer a eles uma melhor experiência em solo local.

"Nesse período, nós reunimos vários órgãos para que tudo seja feito com o intuito de preservar a segurança dos turistas, que é fundamental para quem vem nos visitar", complementou.

A Secretaria de Turismo e Lazer se uniu com a Companhia Independente de Apoio ao Turista (CiaTUR), da Polícia Militar de Pernambuco, para recepcionar os turistas. Será distribuído um material impresso e informativo direcionado ao acolhimento para quem visita Pernambuco. No folheto, constarão informações de serviços úteis de apoio, além de rotas sugeridas no centro histórico do Recife e no de Olinda. A folheteria será disponibilizada em inglês e espanhol.

O gerente de operações Ubiratan Lima falou com a reportagem da Folha de Pernambuco sobre a expectativa acerca dessa temporada dos cruzeiros no Estado, que deve ser agitada. Segundo ele, o próximo navio a atracar no Porto do Recife é o Costa Favolosa. O funcionário da Inchcape cuida da logística de 19 dos 22 navios que visitarão o Estado.

"O Costa chega no dia 22 [de novembro] e vai trazer ainda mais gente pra cá. Serão 2.500 passageiros, o que indica uma média ainda melhor dinheiro entrando na cidade. Os passageiros vão a shoppings centers, aos institutos Francisco Brennand e Ricardo Brennand, gastam com restaurante, compras. Os valores são mitigados durante a estadia. Eles também gostam de comprar sandálias de uma marca famosa aqui no Brasil", explicou.

A expectativa é de geração de receita de R$ 70 mil de renda para o Estado, entre visitas a locais importantes e centros de compras, somente hoje. Segundo a Secretaria de Turismo e Lazer, o crescimento será de 14% na receita bruta dos serviços ligados ao turismo em Pernambuco.

Chegando ao Terminal Marítimo de Passageiros Nelcy da Silva Campos, também no Bairro do Recife, os flutuantes foram recebidos ao som peculiar que marca a passagem por Pernambuco: o frevo. A Orquestra Paranampuká, de Olinda, tocou músicas famosas, como Morena Tropicana Anunciação. O aposentado Frank Weigelt, de Berlim, aproveitou o momento e brincou com um passista. Ele chegou até a dançar o frevo e contou a experiência.

Frank Weigelt (à direita) dançou frevo com a tradicional sobrinha | Foto: Walli Fontenele/Folha de Pernambuco

"Esta é a primeira vez que eu venho ao Recife. A gente está num tour pelo mundo e a próxima parada é o Rio de Janeiro. Gostamos do Brasil, do clima e das pessoas. O frevo e as músicas daqui também são do nosso agrado. Na minha casa, eu vejo vídeos de samba e eu gosto bastante", disse.

O secretário de Turismo e Lazer, Daniel Coelho, informou que, durante a temporada, 30 mil pessoas vão desembarcar em solo pernambucano. Ao comércio e prestação de serviço, segundo ele, será gerada a renda de cerca de R$ 20 milhões.

"O Governo do Estado está mobilizado para receber bem as pessoas. A Polícia Militar fez um roteiro todo especial para garantir segurança e tranquilidade para quem nos visita. Por isso, quem chegar a Pernambuco, terá uma boa experiência e vai querer voltar", acredita ele.

A estratégia de divulgação da pasta para apresentar Pernambuco aos estrangeiros vai além da capital, mas tem, ainda segundo Daniel, o objetivo de espalhar esses turistas para outras partes, como os Litorais Norte e Sul, Zona da Mata e Agreste.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Folha de Pernambuco (@folhape)