ESTADOS UNIDOS

Tim Scott, único senador negro do Partido Republicano, desiste da corrida presidencial dos EUA

O legislador da Carolina do Sul, que procurava se tornar o primeiro presidente republicano negro, ficou em sexto lugar entre os candidatos republicanos nas primárias

O senador republicano Tim Scott durante discurso em Iowa - Scott Olson/Getty Images via AFP

O senador republicano Tim Scott anunciou neste domingo, 12, que se retira da corrida presidencial dos EUA, afirmando que os eleitores lhe deram uma mensagem clara de “agora não”.

O legislador da Carolina do Sul, que procurava se tornar o primeiro presidente republicano negro, tinha lutado para se destacar no concorrido campo de candidatos do seu partido.

Aos 58 anos, ele ficou em sexto lugar entre os candidatos republicanos nas primárias e teve apenas 2,5% dos votos, de acordo com a média da RealClearPolitics das principais pesquisas de opinião recentes.

"Estou suspendendo minha campanha. Acho que os eleitores, que são as pessoas mais notáveis do planeta, foram muito claros ao me dizer: 'Agora não, Tim'", disse ele ao "Sunday Night in America" da Fox News.

Scott anunciou oficialmente sua candidatura à indicação republicana em maio, depois de passar meses visitando estados considerados cruciais para ganhar impulso inicial na disputa.

Scott foi um dos cinco participantes no terceiro debate republicano televisionado na última quarta-feira, no qual os candidatos à nomeação do partido debateram a Ucrânia, a China, o aborto e o futuro do partido.
 

Não esteve presente o ex-presidente Donald Trump, que lidera a corrida republicana à Casa Branca com 58,5% dos votos, segundo o RealClearPolitics.

Scott acrescentou que não tinha interesse em ser companheiro de chapa de nenhum dos candidatos restantes e não se atreveu a apoiar nenhum candidato em particular.