Meta fiscal

Tebet diz que equipe econômica ainda não discutiu mudança da meta de déficit zero

Ministra se reuniu com Haddad e Esther Dweck no ministério da Fazenda

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, se reuniu com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad - Diogo Zacarias/Ministério da Fazenda

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou nesta terça-feira (14) que a equipe econômica do governo “ainda não discutiu” a possibilidade de mudança na meta de zerar o rombo das contas públicas em 2024.

Ela esteve reunida com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e com a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

Tebet foi questionada diretamente sobre as emendas apresentadas pelo deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) ao Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2024, que pedem a alteração da meta fiscal do ano que vem. Uma delas prevê déficit de 0,75% do Produto Interno Bruto (PIB) e a outra, de 1%.

— Não posso falar em nome da equipe econômica, até porque não discutimos ainda essa possibilidade de mudança de meta ou não. Nós temos esse prazo ainda, até sexta-feira, ou até segunda-feira, a possibilidade de ser estendida a apresentação de emendas. Não sei se seremos convocados (pelo Congresso) para discutir a questão da meta — declarou, em conversa com jornalistas, após a reunião com Haddad e Dweck .

O prazo para apresentação de emendas à LDO havia sido prorrogado pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para esta próxima sexta-feira. Agora há possibilidade de prorrogação para segunda-feira.

— Cada parlamentar tem o direito, não só de colocar uma meta de -1%, -7,5%, como de colocar uma meta de superávit 0,25%. O relator (Danilo Forte) provavelmente vai nos ouvir, saber de dados, de informações da equipe técnica. Ele tem conversa connosco, perguntando, vindo atrás de informações, e números técnicos para embasar seu relatório. No momento certo ele vai ponderar se vai mexer na meta ou não.