BRASIL

Onda de calor aumenta procura por garrafinhas de água para manter hidratação

Opções disponíveis no mercado variam de R$ 5 a R$ 30, na Saara, chegando a mais de R$ 300, no caso de marcas especializadas

O uso de garrafinhas, de todos os tamanhos e cores, aumentou consideravelmente por causa do calor extremo no país - Divulgação

Se no passado a garrafa térmica guardava líquidos quentes ou gelados para consumo coletivo nos escritórios ou nos piqueniques, a preocupação com a saúde e a hidratação elevou, nos últimos anos, a demanda por uma versão voltada ao uso individual. Para lidar com o forte calor dos últimos dias então, só mesmo carregando a própria garrafinha com água gelada para todo lado.

E não faltam opções no mercado, entre modelos sóbrios e mais divertidos, com canudo ou sem, e até botão de acionamento de fluxo. Os produtos podem comportar mais de 1 litro, conservar a temperatura gelada por até 24 horas e ter até manual de cuidados para conservação.

Nos mercados populares, como a Saara no Centro do Rio, são encontradas as versões mais baratas, cujos preços variam de R$ 5 a R$ 30. Em lojas especializadas, elas podem custar acima de R$ 300.

Segundo o gerente comercial da Glück, Guilherme Lima, ao notar as diferenças de preços, o consumidor deve ter em mente que as tecnologias para conservar as temperaturas dos líquidos por mais tempo custam mais. Uma das características repetidas por marcas mais caras é o sistema de parede dupla a vácuo.

— Quanto maior o vácuo, maior o isolamento térmico, menor a troca de temperatura, o que proporciona uma conservação superior. Produtos muito baratos têm um vácuo menor, pois ficam menos tempo na câmara de vácuo. Isso reduz o custo de produção, mas, em compensação, diminui a eficiência do vácuo — explica Lima.

Ele cita outra característica que deve ser observada pelo consumidor:

— Outro ponto importante é ver o material com que a garrafa é fabricada. Deve-se dar preferência ao inox, uma vez que este é um metal inerte e estéril, que vai preservar também o sabor e cheiro do líquido, e a segurança alimentar de quem utiliza.
 

Os materiais dos produtos são descritos nos sites de fabricantes como Gocase, Tramontina, Glück, Stanley e Vibets. Ainda assim, a tarefa de escolher uma garrafa ou copo térmico pode continuar árdua. As marcas alertam, portanto, que o consumidor atente para o seu perfil.

O quanto pretende encher a garrafa, por exemplo, é importante, já que mais espaço vazio dentro da garrafa diminui o tempo de conservação do líquido no interior. E os modelos disponíveis comportam de 250ml até 1,9l.

— O consumidor deve levar em conta, principalmente, qual sua necessidade ao comprar uma garrafa. Se o produto será usado para líquidos frios ou quentes, qual a quantidade por dia ele consome desses líquidos, em qual contexto ele usará a garrafa. Será no escritório? Em casa? No deslocamento na rua? Em atividade física moderada ou intensa? A partir do momento em que o consumidor traça o seu perfil de uso, fica mais fácil escolher a garrafa adequada a sua própria necessidade — orienta Paulo Torres, coordenador do Serviço de Atendimento ao Consumidor da Stanley.

Cem garrafinhas vendidas por dia
A Glück, que não vende as garrafas para o consumidor final, costuma registrar, no período de outubro a janeiro, um aumento de 80% nas vendas de copos térmicos, seu carro-chefe, em comparação aos meses anteriores. Este ano, no que depender das temperaturas altas, os pedidos podem chegar até maiores.

João Bosco, um fornecedor de produtos a 52 lojas da Saara, diz que as vendas de garrafinhas aos comerciantes já aumentaram em 40% em comparação com o mês passado, por causa do aumento da temperatura. As lojas, suas parceiras, escoam rápido o estoque.

— Nesta época, os lojistas já estão se programando para o verão. Só que, com esse calor, o pessoal não está aguentando. As pessoas estão comprando muito, mas optam pelas garrafinhas mais baratas e, também, pelas infantis, porque as crianças fazem pressão.

A demanda é tanta que a Unistar, tradicional loja de venda de bolsas, tem hoje a garrafa d'água como um de seus produtos mais vendidos. O vendedor Dailsson Santana conta que o estoque tem sido reposto com mais frequência que nos últimos anos:

— O calor está ajudando bastante com as vendas. Por dia, desde a última semana, a gente chega a vender cem garrafinhas.

Enquanto Santana falava, várias pessoas passavam, mexiam nas garrafas e partiam em direção ao caixa. Uma delas, a gerente de farmácia Ana Paula, diz que o calor está "insustentável":

— Comprar uma garrafinha é, de certa forma, um estímulo para a gente poder beber bastante água nesse calor. É preciso se manter hidratada para poder aguentar.

Conheça as opções das marcas especializadas
Gocase - As garrafas térmicas Fresh têm parede dupla isolada a vácuo e versões em dois tamanhos: 650 ml (a partir de R$ 149,90) e 950 ml (a partir de R$ 179,90). Elas conservam o líquido gelado por até 24 horas e quente por até 12 horas. São oito cores, além de estampas autorais, licenciamentos de marcas como Disney, Harry Potter e Warner, times de futebol, além de permitir a personalização por clientes. Conforme a escolha, os preços podem chegar a R$ 219,90.

Vibets - A garrafa Vibets Inox Hydro (415ml) custa R$ 169,19, tem parede dupla separada por vácuo, e mantém a bebida gelada por até 24 horas ou quente por até 12 horas. A marca vende também a Garrafa Térmica Isolada a Vácuo (415 ml), que tem uma bota em silicone no fundo para protegê-la de pequenas quedas, pelo preço promocional de R$ 193,19.

Tramontina - Sua garrafa térmica com ampola de vidro tem uma alça embutida e conta com um sistema corta-pingos. Com capacidade para 1 litro, custa R$ 113,05.

Stanley - Todos os produtos da marca têm isolamento a vácuo de parede dupla. O copo Quencher (1,18l) consegue preservar bebidas quentes por até 7 horas, e geladas por 11 horas, chegando a dois dias se for adicionado gelo. A tampa evita o respingo de água e tem canudo removível. Custa R$ 315.

O Tumbler Térmico Flip Straw (887ml) tem vedação a vácuo, mantendo a bebida gelada por 12 horas e até dois inteiros se for colocado gelo. A tampa tem alça e um bico rígido com canudo flexível, por R$ 295.

A garrafa térmica Aerolight Transit (591ml) é feita com tecnologia de aço 33% mais leve, preserva a bebida gelada por 12 horas, podendo chegar a 40 horas com gelo. Custa R$ 240.

A garrafa térmica Quick Flip (710ml) tem trava antivazamento na tampa e alça acoplada, para levar quando se for fazer exercício. Garante a bebida gelada por 12 horas ou até 40 horas, quando há pedras de gelo. Na Black Friday, sai por R$ 122,50.

Glück - As garrafas e copos térmicos usam o sistema de parede dupla a vácuo. A garrafa térmica (750 ml) com tampa rosqueável é comercializada no mercado nacional por aproximadamente R$ 119 aos clientes finais. Os copos, com tampas, são dos modelos Spark (500 ml) e Lucky (591 ml).

Ambos garantem 15 horas com gelo, ou quatro horas de bebida gelada e uma hora de bebida quente, e custam em torno de R$ 120. O Spark tem tampa rosqueável e o Lucky, tampa removível. Edições limitadas como a do Rock in Rio podem chegar a R$ 230.