mundo

Índia inicia instalação de tubos para resgate de 40 trabalhadores presos há três dias em túnel

Equipes de resgate estão bombeando oxigênio para o túnel e também entregando alimentos pequenos, como frutas secas, aos trabalhadores

Índia continua com tentativa de resgate de 40 trabalhadores presos no túnel - AFP

O resgate de 40 trabalhadores presos após o colapso de um túnel em construção no estado de Uttarakhand, norte da Índia, entrou em seu quarto dia, com as escavações e início da instalação dos tubos de alumínio, de 90 centímetros de diâmetro, que deve permitir a saída dos funcionários. O espaço tem o tamanho necessário para que os trabalhadores conseguissem rastejar pela passagem até o exterior.

O secretário de gestão de desastres, Ranjit Kumar Sinha, afirmou que a meta é resgatar os trabalhadores na madrugada desta terça-feira ou até esta quarta-feira.

Mais de 100 socorristas estão envolvidos na operação para resgatar os trabalhadores. Desde domingo, as escavadeiras abrem um túnel alternativo para permitir a saída das vítimas.

“Nosso maior sucesso é que estabelecemos contato e fornecemos oxigênio e alimentos”, disse à AFP o diretor administrativo do distrito de Uttarkashi, Abhishek Ruhela. “Estamos fazendo tudo o que é necessário para a sobrevivência deles”, acrescentou.

As equipes de resgate estão bombeando oxigênio para o túnel e também entregando alimentos pequenos, como frutas secas, aos trabalhadores.
 

O túnel, de 4,5 quilômetros, estava sendo construído entre Silkyara e Dangalgaon para conectar dois dos templos hindus mais sagrados, o de Uttarkashi e o de Yamunotri.

A obra é parte do projeto Char Dam Road, que pretende melhorar as ligações com alguns dos santuários hindus mais populares do país, assim como com as regiões próximas da fronteira com a China.