SAÚDE

FDA emite alerta à Amazon contra a venda de 7 colírios não aprovados; veja quais são

A agência afirma que os produtos apresentam um risco elevado de danos potenciais aos consumidores e pede que a empresa "corrija as violações"

Amazon - Patrick T. Fallon / AFP

A FDA, agência regulatória americana, que atua como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no Brasil, emitiu uma carta de advertência à gigante do comércio eletrônico Amazon sobre a venda de medicamentos oftálmicos não aprovados pela pasta. O texto, dirigido diretamente ao CEO da empresa, Andrew Jassy, alerta explicitamente contra sete colírios disponíveis na plataforma.

São eles: Similasan Pink Eye Relief, The Goodbye Company Pink Eye, Can-C Eye Drops, Optique 1 Eye Drops, OcluMed Eye Drops, TRP Natural Eyes Floaters Relief e Manzanilla Sophia Chamomile Herbal Eye Drops.

Segundo A FDA, os cientistas da agência compraram todos os sete produtos no site da Amazon e falaram que isso levanta preocupações significativas do ponto de vista da saúde pública. “Os medicamentos oftálmicos, concebidos para aplicação direta nos olhos, apresentam um risco elevado de danos potenciais aos utilizadores devido à via de administração que contorna alguns dos mecanismos de defesa inerentes do corpo”, disse a pasta na carta.

Especialistas afirmam que qualquer substância que não deveria entrar em contato com o olho, por ser uma área muito sensível, causa uma lesão, como uma ceratite, que é quando o produto promove um ferimento na córnea, ou até mesmo uma conjuntivite tóxica, por machucar a camada conjuntiva do olho. A córnea e a conjuntiva são as duas estruturas mais externas e as primeiras a serem afetadas.
 

O olho por ser uma área sensível e cheia de nervos deve-se ter um maior cuidado com tudo que entra em contato com ele. Entre os principais sintomas e incômodos que podem surgir estão as dores, vermelhidão, coceira, visão embaçada, lacrimejamento e sensação de corpo estranho, ou seja, quando há o sentimento de que tem algo incomodando ali.

A FDA garante que as violações citadas na carta não pretendem ser declarações abrangentes de violações passadas ou presentes que possam existir em conexão com os produtos que a Amazon esteja vendendo, mas que eles são responsáveis por investigar e determinar as causas e qualquer problema que possa vir com essas vendas. E que é de responsabilidade da empresa garantir que seja cumprido todos os requisitos da lei federal, incluindo os regulamentos da FDA.

“A falha em abordar adequadamente este assunto pode resultar em ação legal, incluindo, sem limitação, apreensão e/ou liminar. Por favor, notifique a FDA por escrito, no prazo de quinze dias úteis após o recebimento desta carta, sobre as medidas específicas que você tomou para corrigir quaisquer violações. Inclua uma explicação de cada etapa tomada para evitar a recorrência de violações, incluindo as etapas que você tomará para garantir que a Amazon não introduzirá mais, entregará ou causará a introdução ou entrega no comércio interestadual de novos medicamentos oftálmicos não aprovados, também como cópias da documentação relacionada”, terminou a carta da agência.