Clima

Onda de calor: Ministério da Saúde publica 22 cuidados para evitar riscos à saúde; veja lista

Órgão afirma que hidratação e o uso de protetor solar continuam sendo essenciais para períodos de altas temperaturas

Calor no Recife - Alfeu Tavares/Folha de Pernambuco

O Brasil está enfrentando nos últimos dias uma nova onda de calor e altas temperaturas com termômetros marcando acima de 40°C e sensações térmicas que ultrapassam os 50°C.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as regiões Norte, Sudeste e Centro-Oeste do país estão sendo as mais afetadas.

Como este calor, se não tiver os cuidados ideais, pode ser fatal, o Ministério da Saúde criou uma página especial com 22 cuidados e medidas importantes para evitar riscos à saúde.

Segundo a pasta, a ingestão de água continua sendo fundamental, como o uso de protetor solar que deve ser aplicado 30 minutos antes da exposição ao sol para que seja absorvido e deve ser reaplicado a cada duas horas em que permanecer sob ele.

O órgão também fala que as pessoas devem evitar exposição no período em que o sol está mais forte — das 10h às 16h.

“Idosos, crianças, mulheres grávidas, pessoas doentes ou acamadas são vulneráveis e merecem mais atenção. Idosos e crianças, por exemplo, têm muita dificuldade de reconhecer a sede. Por isso, é necessário oferecer água com muito mais frequência a eles”, alerta Agnes Soares, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e do Trabalhador.

Confira as 22 medidas: