"Massacre em Gaza" cancela as festas de Natal em Belém, onde nasceu Jesus
Local histórico recebe milhões de turistas para comemorar o Natal; nem a pandemia de Covid-19 havia impedido as festividades
A guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas, na Faixa de Gaza, provocou o cancelamento das celebrações de Natal em Belém, na Palestina.
A cidade é conhecida por ter sido o local de nascimento de Jesus de Nazaré, e é considerada uma das mais antigas comunidades cristãs do mundo.
As celebrações não serão realizadas “em homenagem aos mártires e em solidariedade ao nosso povo em Gaza”. Neste ano, não haverá árvores de Natal ou luzes decorativas na Praça da Manjedoura, o local exato onde Jesus teria nascido.
Essa é a primeira vez que a festa foi cancelada, desde o início Mesmo durante a pandemia de Covid-19, a praça foi decorada para a festividade.
"A razão é a situação geral na Palestina; as pessoas não gostam de nenhuma celebração, ficam tristes, irritadas e chateadas; nosso povo em Gaza está sendo massacrado e morto a sangue frio — afirmou um porta-voz do município de Belém. Portanto, não é de todo apropriado realizar tais festividades enquanto há um massacre em Gaza e ataques na Cisjordânia", finalizou.
Uma missa e sessões de orações ainda estão previstas para acontecer, mas nenhuma luz ou decoração será acesa em qualquer lugar da área.