SAÚDE

Yasmin Brunet: modelo fratura a costela; veja os 5 sinais da condição

A ruptura pode levar a perfuração de órgãos e até de vasos sanguíneos, causando uma hemorragia grave

Yasmin Brunet - Divulgação

A modelo Yasmin Brunet avisou por meio de seus stories que passou por uma bateria de exames nesta quarta-feira, após sentir fortes dores na costela há alguns dias. Segundo ela, o diagnóstico foi uma fratura na nona costela.

“Fiz tomografia, exame de sangue, raio-X, tudo. E acabaram de me falar que realmente fraturei minha nona costela”, disse a modelo de 35 anos.

A modelo disse que passou os últimos dias ignorando a dor que estava sentindo e demonstrou arrependimento. "Fiquei deixando para lá e estava com uma costela fratura, o que é superperigoso, porque podem acontecer outras coisas também por causa da costela fraturada".

Causada, principalmente, por traumatismo, a costela quebrada é a ruptura ou rachadura total ou parcial de uma ou mais costelas que tem como principais sintomas: dor intensa, dificuldade de respirar, inchaço e hematomas pela região.

As costelas estão presentes na caixa torácica e têm como função proteger os órgãos torácicos, como pulmões, coração, rins, timo, traqueia e esôfago, por exemplo, além de auxiliar na respiração e, quando ocorre alguma fratura pode causar lesões nos órgãos internos.

Sintomas
Dor intensa no tórax, que piora com a respiração, tosse ou ao tentar torcer o tronco;

Dificuldade respiratória;

Hematomas ou inchaço no tórax;

Deformidade nos arcos costais;

Dor ou ruídos durante a palpação do tórax.

Ela pode ser grave se a fratura possuir uma borda irregular ou os ossos estão separados, pois pode perfurar os órgãos internos, como pulmão e até mesmo vasos sanguíneos, podendo causar uma hemorragia grave.

Especialistas avisam que ao surgirem qualquer dos sintomas, ou dor no peito, dificuldade para respirar, tosse com catarro ou sangue e febre, deve-se ir ao hospital imediatamente para iniciar o tratamento mais adequado e de forma rápida.

Possíveis causas
Acidentes com carros, motos ou bicicletas;

Quedas ou pancadas no tórax;

Osteoporose;

Agressões no tórax ou traumas por objetos penetrantes;

Prática de esportes de contato, como futebol, judô, jiu-jitsu, karatê hóquei ou basquete;

Tosse intensa;

Realização de trabalhos com movimentos repetitivos do tórax;

Tumor ou metástase nos ossos.

Tratamento
O tratamento da costela quebrada é feito pelo ortopedista que, dependendo da gravida da situação, pode indicar o uso de analgésicos, repouso e até mesmo gelo na região da dor. Em casos moderados, é possível que seja necessário fisioterapia e em casos mais graves, a cirurgia é a principal escolha, principalmente se a fratura provoca lesões graves, incluindo a perfuração dos pulmões ou outros órgãos do tórax.

Cuidados para o dia a dia
Os médicos afirmam que uma boa recuperação de uma fratura demora cerca de seis semanas. Neste tmepo é bom o paciente ficar de repouso absoluto, ou seja, não dirigir nas primeiras semanas após a fratura, deixar o tronco o mais parado possível. Na hora de dormir, a posição ideal é dormir de barriga para cima e colocar uma almofada por baixo dos joelhos e outra sobre a cabeça.

É importante não praticar esportes ou atividades física até a liberação do médico e evitar ficar sentado na mesma posição por longos períodos. Durante o tratamento também não se deve consumir bebidas alcoólicas e fumar, para ajudar na cicatrização da costela mais rápido.