NEYMAR

Lesão, traição e acusação: Seis fatos que marcaram o ano infernal de Neymar

Atacante do Al-Hilal viveu momentos conturbados e não saiu dos holofotes em 2023

Neymar desembarca na Arábia Saudita após assinar um contrato de dois anos com o Al-Hilal - AFP

Se esportivamente falando, Neymar conquistou o Campeonato Francês pelo PSG e se tornou o maior artilheiro da Seleção Brasileira em jogos oficiais, com 78 gols, fora dos gramados o ano do craque não é dos melhores.

Muito pelo contrário, é possível dizer que o brasileiro vive uma espécie de ano infernal, onde teve traição à sua namorada, lesão séria no joelho e acusação de trabalho oculto, além de outros fatos.

Desta forma, O Globo separou seis fatos que marcaram o ano infernal do atacante do Al-Hilal, da Arábia Saudita, que não saiu dos holofotes um mês sequer, seja por recordes batidos na seleção ou pelas polêmicas extracampo.

Traição e lavagem de roupa suja com Bruna Biancardi
Apesar de ter tido Mavie, filha mais nova de Neymar, seu relacionamento com Bruna Biancardi teve mais erros do que acertos neste ano. Juntos desde 2021, o casal viveu intensamente, principalmente após anunciarem a chegada do bebê.

Em meados de junho, pouco antes do chá revelação da filha, Neymar e Bruna viveram a maior crise da relação, depois que a influenciadora Fernanda Campos revelou uma troca de mensagens com Neymar, em novembro de 2022. O craque pediu desculpas públicas à sua namorada, pelo Instagram, por tê-la traído durante viagem a São Paulo, na véspera do Dia dos Namorados. "Errei", escreveu o atacante, na ocasião.

Alguns dias depois, outras mulheres revelaram algum envolvimento ou flertes envolvendo Neymar. Nas redes sociais, o atacante ironizou a situação: “Mais alguém?” e um emoji de risada, escreveu. A postagem repercutiu, e Bianca Biancardi, irmã da namorada do atacante, saiu em defesa de Bruna.

— Sugiro que pare de tratar as situações graves com risadinhas. Sei que é difícil enxergar a seriedade da situação quando não se tem responsabilidades, compromisso e cuidado com o próximo — dizia a postagem da cunhada do jogador.

Na reta final da gestação, Neymar foi visto numa boate da Espanha com outras mulheres. Em postagem nas redes sociais, Bruna Biancardi afirmou estar ciente da gravação e "mais uma vez decepcionada", mas ponderou que concentraria esforços em dar à luz.

Lesão séria no joelho
Neymar também não deu sorte dentro de campo. Em um jogo contra o Uruguai, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, em outubro, o atacante se machucou no final do primeiro tempo e saiu de campo chorando. Após os exames, foram constatadas rupturas no ligamento cruzado anterior e no menisco do joelho esquerdo.

O camisa 10 do Al-Hilal foi operado no início deste mês pelo médico da seleção brasileira, Rodrigo Lasmar. A cirurgia no joelho esquerdo demorou cerca de quatro horas e o brasileiro já se recupera em casa. De acordo com a direção do hospital, como o procedimento foi bem sucedido, o tempo de espera pela volta aos gramados foi reduzido.

Torcedor atira pipoca
Nem mesmo os torcedores brasileiro aliviaram para Neymar neste ano. Depois do empate da seleção brasileira contra a Venezuela, na Arena Pantanal, o atacante, muito vaiado pela torcida, foi atingido por um saco de pipocas vindo da arquibancada pouco antes de entrar no vestiário.

Na hora, Neymar chegou a xingar o torcedor que jogou o saco de pipoca, mas foi logo puxado por Marquinhos para dentro do corredor que leva ao vestiário. Ao passar pela zona mista, o camisa 10 deu uma breve entrevista, onde afirmou que ficou muito triste com a situação e condenou a atitude do torcedor.

— É triste, obviamente é muito triste, não venho aqui de férias, muito menos para passear, vim fazer o que eu mais amo, que é jogar futebol e defender meu país — disse Neymar, que completou: — Esse torcedor arremessou... Eu nem vi o que foi, só vi na hora que pegou em mim, fiquei bem nervoso, esse tipo de atitude eu condeno, não tem que fazer, é muito ruim para o futebol, para o ser humano. Um cara que faz esse tipo de coisa não é um cara educado, não vai conseguir educar seu filho da melhor maneira possível. Se ele reclama tanto, deveria ter treinado melhor e estar dentro de campo, não eu.

Saída desprestigiada do PSG
Em agosto, o Al Hilal, da Arábia Saudita, anunciou oficialmente a contratação de Neymar por duas temporadas. Apesar de estar ganhando um caminhão de dinheiro, o mundo árabe não era a primeira opção do jogador, mas foi o que lhe restou.

Neymar, que havia informado o desejo de deixar o PSG, encontrou, durante toda a janela de transferência, dificuldades de achar um time que estivesse interessado nele. Segundo a imprensa europeia, apenas o Barcelona tentou a contratação do craque brasileiro, mas o fator financeiro atrapalhou o processo. Desta forma, o jogador se viu desprestigiado na Europa, principalmente pelos grandes clubes.

Assim que saiu do PSG, os torcedores franceses celebraram sua transferência e exibiram uma faixa com uma indireta para o jogador durante a vitória de 3 a 1 sobre o Lens, no Parque dos Príncipes. "Neymar: Finalmente nos livramos do malcriado", dizia a mensagem, em inglês, colocada atrás de um dos gols, em meio aos ultras, o principal grupo de torcida organizada do time parisiense.

Obra embargada na mansão de Mangaratiba
Em junho deste ano, Neymar teve uma obra em sua mansão em Mangaratiba (costa verde do Rio) interditada pelos fiscais da Secretaria de Meio Ambiente, que identificaram infrações ambientais. Na ação, o pai do jogador chegou a receber voz de prisão. A obra em questão era a construção de um lago artificial, uma parceria do atacante com uma empresa da área que vinha dando atualizações frequentes sobre o status da construção.

Foram identificadas infrações ambientais como desvio de curso de água, captação de água de rio sem autorização, captação de água para lago artificial, terraplanagem, escavação, movimentação de pedras e rochas sem autorização, e aplicação de areia de praia sem autorização ambiental. Na época, a obra chegou a ser interditada e Neymar recebeu uma multa de R$ 16 milhões, mas no fim a obra foi concluída e a justiça suspendeu o valor que deveria ser pago pelo jogador.

Acusação de trabalho oculto
A polêmica mais recente veio à tona nesta semana. Segundo o jornal francês Le Parisien, o atacante Neymar, do Al-Hilal, foi acusado de trabalho oculto por uma empregada doméstica brasileira, no período em que ele atuava no PSG, na França. A mulher diz que trabalhava sete dias por semana, entre janeiro de 2021 e outubro de 2022, em um trabalho não declarado e agora está exigindo uma quantia de 368 mil euros (Cerca de R$ 1,9 milhões, na cotação atual).

Além do trabalho oculto, a brasileira também culpa Neymar pelas horas extras não remuneradas e diz que precisou trabalhar até 15 dias antes do nascimento prematuro do seu quarto filho e sem acompanhamento médico.

Ainda de acordo com o portal francês, a mulher, que registrava suas horas em um caderno, não tinha contrato de trabalho, recebia 15 euros líquidos por hora e trabalhava quase 70 horas semanais, sem direito a um único dia de folga. Ela era responsável por cuidar dos afazeres domésticos de Neymar e até mesmo cortar as unhas dos companheiros do atacante.