ARGENTINA

Bolsa argentina sobe 20% na abertura em 1ª sessão após vitória de Milei

A alta é liderada pelas ações da petroleira estatal YPF, uma das empresas que o presidente eleito anunciou que pretende privatizar

Milei ganhou com 55% dos votos contra Sergio Massa, ministro da economia - Luis Robayo/AFP

A Bolsa de Buenos Aires subiu 20% na abertura desta terça-feira (21), após o feriado de segunda-feira, na primeira sessão depois da contundente vitória do ultraliberal Javier Milei no segundo turno da eleição presidencial.

A alta é liderada pelas ações da petroleira estatal YPF (+34%), uma das empresas que o presidente eleito anunciou que pretende privatizar, no âmbito de uma ampla reforma do Estado.

Nesta segunda, as ações da YPF que cotam em Wall Street fecharam com alta de 40%.

A taxa de câmbio informal, conhecida como "dólar blue", reagiu com moderação, sendo negociada a 1.050 pesos por dólar, em comparação com 371,50 pesos por dólar da taxa de câmbio oficial.

A Argentina aplica um sistema de controle cambial desde 2019.

Em outubro, o "blue" ultrapassou a barreira psicológica dos 1.000 pesos, embora tenha caído depois.

Milei, um economista de 53 anos que propôs fechar o Banco Central e dolarizar a economia para acabar com a emissão monetária e a inflação, venceu com 55,7% dos votos sobre o ministro atual da Economia, o peronista Sergio Massa.

A Argentina tem uma inflação anualizada de quase 143%, uma das mais altas do mundo.

Nesta terça-feira, Milei teve sua primeira reunião com o presidente Alberto Fernández para coordenar a transição de governo, assim como a posse, marcada para 10 de dezembro.

Nenhum deles deu declarações à imprensa.