MÁ FORMAÇÃO

Tetralogia de Fallot, que atinge filho do sertanejo Cristiano, provoca quatro defeitos cardíacos

Miguel, de apenas 5 meses, nasceu com uma má formação no músculo cardíaco, aorta e valva pulmonar, essenciais para o funcionamento do órgão

Miguel, de 5 meses, é fruto do casamento do cantor Cristiano, da dupla com Zé Neto, com Paula Vaccari - Reprodução/Instagram

A doença cardíaca que atinge o pequeno Miguel, filho de apenas cinco meses do cantor Cristiano, da dupla com Zé Neto, provoca quatro defeitos cardíacos bem específicos, que ocorrem juntos. O bebê foi submetido nesta segunda-feira (20) a uma cirurgia cardíaca.

A Tetralogia de Fallot é uma condição congênita grave e rara, que afeta aproximadamente 2 em cada 10 mil crianças. Os quatro defeitos provocados pela doença são:

Os sintomas incluem cianose (tom de pele azulado), dispneia durante a refeição, deficit de crescimento e crises hipercianóticas (episódios súbitos e potencialmente letais de cianose grave). O diagnóstico é por ecocardiografia e o tratamento definitivo é correção cirúrgica.

Durante a cirurgia, o defeito do septo ventricular é fechado, a passagem estreitada do ventrículo direito e a válvula pulmonar estreitada são alargadas e o duto arterioso patente é fechado. Em geral, a intervenção ocorre nos primeiros 6 meses de vida e, dependendo do caso, podem ser necessárias outras operações.

O diagnóstico da doença acontece quando o médico escuta uma espécie de sopro cardíaco áspero com o estetoscópio. Além disso, a saturação de oxigênio costuma ser menor que a normal quando é medida com um sensor cutâneo. O diagnóstico é confirmado por meio de um ecocardiograma, que mostra os quatro defeitos cardíacos.