Acordo

Reino Unido e Coreia do Sul assinam acordo econômico e militar

Na terça-feira, a Coreia do Norte realizou o lançamento do que apresentou como um espião "militar satélite"

Bandeira do Reino Unido - Pixabay

O presidente sul-coreano, Yoon Suk Yeol, e o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, comunicaram, nesta quarta-feira (22), em Londres, um acordo para fortalecer os laços econômicos e militares, em um contexto de aumento das tensões com na Coreia do Norte.

Durante a sua visita de Estado de três dias à capital do Reino Unido, o presidente sul-coreano assinou, ao lado da sua contraparte britânica, o "acordo de Downing Street" sobre tecnologia, defesa e segurança, que engloba especialmente os setores altamente estratégicos da Inteligência Artificial (IA) e os semicondutores.

“Os laços culturais, econômicos e em matéria de segurança que nossos países parceiros nunca foram tão fortes”, declarou Rishi Sunak no X, antigo Twitter.

Na terça-feira, a Coreia do Norte realizou o lançamento do que apresentou como um espião “militar satélite”, relembrando assim o contexto delicado na região.

Sobre a cooperação militar, Londres e Seul querem reforçar suas manobras conjuntas e evitar que navios britânicos participem das patrulhas para garantir a aplicação das avaliações contra a Coreia do Norte.

“O Reino Unido mostra o caminho para apoiar nossos amigos coreanos em sua luta contra o comportamento agressivo da Coreia do Norte”, declarou terça-feira em um comunicado o secretário de Defesa britânico, Grant Shapps.

Segundo Downing Street, Seul e Londres também acordaram iniciar negociações para modernizar o acordo de livre comércio celebrado entre as duas nações em 2019.

A visita já propiciou promessas de investimentos coreanos no Reino Unido no valor de 21 bilhões de libras (128 bilhões de reais), principalmente em energia verde e infraestrutura.

“Nossas relações bilaterais renascerão e nos tornarão verdadeiros parceiros estratégicos internacionais”, declarou Yoon Suk Yeol no Parlamento Britânico na terça-feira.