Manutenção em rede suspende abastecimento de água em cidades do Agreste; confira a lista
Em algumas localidades, a distribuição será reduzida em 40%
Moradores de localidades de Caruaru, Cumaru, Passira e Riacho das Almas, no Agreste de Pernambuco, ficarão cerca de 90 horas sem água entre as 6h de segunda-feira (27) e 18h de quarta-feira (29). Em Bezerros e parte de Gravatá, a distribuição será afetada em 40%.
De acordo com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), a paralisação será por conta de uma manutenção programada do Eixo Sul do Sistema Jucazinho.
Técnicos da companhia realizarão uma manutenção eletromecânica preventiva nos equipamentos, revisão das estações elevatórias, revisão e substituição de válvulas e registros e conserto de vazamentos ao longo da adutora.
O abastecimento será suspenso nos seguintes locais:
Caruaru
Salgado
São João da Escócia (parte alta)
José Liberato
Lagoa de Algodão
Luiz Gonzaga
Neuza Garcia
Morada Nova
Rendeiras
Gonçalves Ferreira (parte baixa)
Fernando Lira
Portal do Sol
Rafael (lado Rei das Coxinhas)
Cachoeira Seca
Jacaré Grande
Contendas (sem terras)
Juriti
Lagoa Roçada
Veada Morta
Juá
Sítio Macambira de Lajes
Riacho Doce
Cumaru
Passira
Riacho das Almas
O abastecimento terá redução em 40% na vazão nas seguintes localidades:
Gravatá
Distrito de Insurreição (Sairé)
Loteamentos Santana, Chácara Veraneio e Alto Gravatá
Assentamento Santo Antônio
Sítio Volta do Rio
Bezerros
Segurança operacional
Segundo o gerente de Manutenção da Compesa, George Ramos, esse conjunto de ações tem o objetivo de garantir maior segurança operacional, reduzindo a possibilidade de paralisações emergenciais no Eixo Sul do Sistema Jucazinho, em especial neste período de altas temperaturas, quando aumenta o consumo de água.
“Essas atividades de manutenção são imprescindíveis para o bom funcionamento dos sistemas de abastecimento e maior confiabilidade no processo de distribuição de água", explica o gerente.
Após o término dos serviços, a distribuição de água das áreas citadas será retomada, porém, com previsão de regularização ao longo da próxima quinta-feira (30), pois "há a necessidade de um período para a pressurização da rede até a completa normalização do abastecimento".