Com milhares de fiéis, Festa do Morro da Conceição, no Recife, é iniciada com santa missa
Neste ano de 2023, festividade chega à sua 119ª edição
Tradição anual católica, a Festa do Morro da Conceição, que chega à sua 119ª edição neste ano de 2023, é iniciada nesta terça-feira (28), a partir do hasteamento da bandeira no mastro situado em frente ao santuário que carrega o nome de Nossa Senhora da Conceição do Morro e com uma missa.
Participaram do momento, fiéis que chegaram até o Morro depois de caminhar em uma procissão, saindo do Parque da Macaxeira, na Zona Norte do Recife.
Logo após o hasteamento de abertura, por volta das 19h30, foi realizada a celebração de uma missa presidida por Dom Limacêdo Antônio, que é o bispo nomeado para a Diocese de Afogados da Ingazeira, no Sertão de Pernambuco.
Milhares de pessoas marcaram presença como prova de devoção e fé nesta noite.
Uma dessas pessoas é Iracema de Santana, de 60 anos. Apesar de estar com dificuldades para se locomover, a mulher conseguiu subir as escadarias para rezar.
“Foi com bastante dificuldade, porque estou com um problema de artrose nas duas pernas, mas eu consegui subir a escadaria. Eu costumo estar sempre aqui. Eu só tenho a agradecer à Nossa Senhora, que botou o seu filho ao mundo”, afirma. Ela esteve acompanhada de uma amiga e familiares.
A capela esteve de portas abertas para visitação e momentos de orações individuais, enquanto um palco foi montado do lado de fora para receber a missa.
O tema da festividade deste ano é “Imaculada, Conceição do Morro, ensinai-vos que toda vocação é graça e missão dada por Deus”.
Os fiéis católicos que quiserem participar da festividade têm entre os dias 29 de novembro e sete de dezembro para acompanhar as missas.
Serão celebradas cinco diariamente, às 7h, 9h, 11h, 14h e 16h — sendo esse último um momento solene.
O momento mariano nesses dias começará às 18h, e terá reza do terço, ofício e ladainha de Nossa Senhora. Será rezado ainda o Novenário da Festa do Morro, sempre às 19h30, com a presidência de arcebispos, bispos, reitores de seminário e provinciais redentoristas.
Preparação
Para o sacramento da confissão, os fiéis católicos poderão ser recebidos entre 7h e 11h30 pelo turno da manhã, e das 14h às 17h no horário da tarde.