COP29

Azerbaijão alcançou "consenso" para sediar a COP29 em 2024, segundo ministro

Designação do país anfitrião da COP29 ficou bloqueada há meses pela posição da Rússia

Pessoas caminham no local da cúpula climática das Nações Unidas COP28 em Dubai - Giuseppe Cacace/AFP

O ministro da Ecologia do Azerbaijão, Mukhtar Babayev, anunciou neste sábado (9) em Dubai que o seu país chegou a um consenso para sediar a 29ª Conferência das Nações Unidas sobre a mudança climática no próximo ano.

“Tenho o prazer de anunciar que existe um consenso geral sobre a candidatura do Azerbaijão para acolher a COP29”, disse Mukhtar Babayev numa sessão plenária ministerial na COP28.

“Estamos muito gratos pelo apoio de todos os países, especialmente do Grupo da Europa do Leste e do anfitrião, os Emirados Árabes Unidos”, acrescentou.

“Estamos empenhados em trabalhar de forma inclusiva e colaborativa com todos, para tornar a COP29 um sucesso”, acrescentou.

A designação do país anfitrião da COP29 ficou bloqueada há meses pela posição da Rússia, que manteve objeções à realização da conferência na Bulgária, país membro da União Europeia.

Duas outras candidaturas, a do Azerbaijão e a da Armênia, foram anuladas mutuamente devido à hostilidade entre estes dois países vizinhos.

Ambos os países do Cáucaso, que ainda registam regularmente incidentes armados na fronteira, emitiram uma declaração conjunta na quinta-feira na qual anunciaram que a Arménia estava retirando a sua candidatura à COP29 e que apoiava o Azerbaijão.

A Conferência das Partes da ONU (COP) é organizada todo ano em um bloco diferente de países: neste ano, a Ásia designou os Emirados Árabes Unidos, e no próximo é a vez do leste europeu, que para este formato inclui a região do Cáucaso .

A designação do Azerbaijão ainda deve ser ratificada por todos os países na COP28, que termina na terça-feira.