Cultura

Aria Social e Casa de Maria lançam coleção inspirada em Capiba; saiba mais

O lançamento ocorreu na noite desta terça (12), no Aria Social, em Piedade, Jaboatão dos Guararapes, ao som de frevos, maracatus, cirandas do repertório de Capiba

Lançamento da Coleção Capiba, na Aria Social - Casa de Maria - Ricardo Fernandes/ Folha de Pernambuco

Aliando arte, cultura e causas sociais, o Aria Social lançou, nesta terça (12), a Coleção Capiba, com peças, acessórios e itens de decoração inspirados no figurino desenvolvido por Beth Gaudêncio para o musical "Capiba, pelas ruas eu vou", lançado em 2022, em homenagem aos 30 anos  do projeto.

O lançamento ocorreu no Aria Social, em Piedade, Jaboatão dos Guararapes, ao som de frevos, maracatus, cirandas do repertório de Capiba. A coleção tem 24 modelos de peças produzidas por mães da Casa de Maria, instituição vinculada ao Aria Social. Essas mães têm filhos alunos do projeto, com aulas de dança e música. O objetivo do evento foi estimular o empreendedorismo nessas mães e uma opção de geração de renda.

Sob condução da designer Luly Vianna, as artesãs criaram produtos agrupados em cinco temas que se  relacionam ao universo do compositor: Frevo; Missa Armorial (composição de Capiba); Papangu; Carnaval Anos 30; e Roda Amarela.

"Foi muito gostoso a gente desenvolver na verdade, não é uma coleção que eu assino sozinha. Eu fiz muito mais a direção criativa, porque todos os produtos que a gente fez vieram pelo desejo das artesãs de fazer", conta Luly. "Então, o meu único desejo era trazer, apresentar essa brasilidade, essa cultura que é o frevo que é a coisa mais linda e que é todo o universo de Capiba", conclui.

Coleção
As 24 peças da Coleção Capiba foram confeccionadas com materiais sustentáveis: barbante ecológico, fio de seda, brim, junco e palha de jornal. O crochê é o carro-chefe da coleção.

São nove modelos de bolsa (além de pochete, mochila e carteiras), chapéu e chaveiros; seis versões de almofadas, quatro variações de vaso e uma fruteira.

A coleção visa a fomentar a produção e comercialização dos acessórios e objetos de decoração feitos manualmente, de forma ambientalmente sustentável, com materiais reciclados. 

Marlene Soares está há 3 anos participando da Casa de Maria e tem uma sobrinha-neta no Aria Social. Ela foi uma das 140 artesãs que confeccionou a “Coleção Capiba”. “Tenho muito orgulho de fazer parte disso aqui. Foi ótimo fazer esse curso, para a gente fazer esses artesanatos. O bom é que a gente aprende aqui e pode vender pro mundo todo”

Para comprar
É possível adquirir os produtos da Coleção Capiba durante todo o mês de dezembro. Basta comprar o ingresso (R$ 50), que tem o valor convertido em compra de produtos, na Casa de Maria.

Para adquirir o ingresso, basta fazer um PIX para  o CNPJ: 07.041.925/0001-20 (Aria Social) e encaminhar o comprovante para (81) 99639-1548 (Any). 

A renda dos produtos vendidos vai para as mães (artesãs) que produziram as peças e para a manutenção da Casa de Maria