DANÇA

Caixa Cultural Recife recebe o espetáculo de dança "Manifesto Elekô", a partir desta segunda (18)

Produção carioca aborda a força do feminino, a partir da história da orixá Obá

Espetáculo de dança "Manifesto Elokô" - Fernando Souza/Divulgação

O espetáculo de dança “Manifesto Elekô” entra em cartaz na Caixa Cultural Recife, desta segunda (18) até a quarta-feira (20), sempre às 20h, com entrada gratuita. Concebida pela Cia de Dança Clanm, do Rio de Janeiro, a obra recorre ao mito da orixá Obá para falar sobre as vivências das mulheres negras na atualidade.

A força do feminino é o tema principal da produção. Na mitologia yorubá, Obá é considerada a orixá mais retinta e mais bela do panteão. Conhecida como a Deusa do Ébano, ela lidera Elekô, uma sociedade composta apenas por mulheres guerreiras, destemidas e feiticeiras, unidas pela preservação de suas tradições e da terra. 

No espetáculo, a dança tradicional dos orixás é unida ao contemporâneo, embalada por cantigas yorubás e bantus, reproduzidas com o auxílio de instrumentos de percussão, teclado, violino e violoncelo. Sobem ao palco, acompanhadas de seis músicos, as bailarinas Ana Gregório, Ana Pérola, Eloáh Vicente, Enya Moreira, Laíza Bastos, Sabrina Sant’Ana e Thayssa Souza.
 

Além da apresentação, a Cia de Dança Clanm traz ao Recife uma oficina de dança afro. A atividade será realizada na quarta, às 15h, na Caixa Cultural. O coreógrafo Fábio Batista comanda a aula, na companhia de sete bailarinas do elenco e dos percussionistas Kaio Ventura, Lucas Viana e Yago Cerqueira. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site da Caixa

Serviço:
Espetáculo de dança “Manifesto Elekô”
Desta segunda (18) até quarta-feira (20), às 20h
Na Caixa Cultural Recife (Av. Alfredo Lisboa, nº 505, Bairro do Recife)
Ingressos gratuitos, com retirada pelo Sympla