ESPAÇO

Blue Origin adia seu primeiro voo espacial desde acidente de 2022

Missão, denominada NS-24, não levará passageiros e se limitará a experimentos científicos

Blue Origin foguete - Divulgação

A companhia espacial note-americana Blue Origin, fundada pelo bilionário Jeff Bezoz, adiou o lançamento previsto nesta segunda-feira (18) de seu foguete New Shepard por razões técnicas, mas anunciou que voltará a tentá-lo ao longo da semana.

Este seria seu primeiro voo desde um acidente há mais de um ano.

O lançamento não pôde ser realizado nesta segunda como estava previsto "devido a um problema com os sistemas terrestres", afirmou a Blue Origin na rede social X, na qual diz que anunciará uma nova data em breve.

Nesta mesma segunda, a Blue Origin já havia comunicado que iria adiar o lançamento em uma hora devido às baixas temperaturas na plataforma de lançamento, no oeste do Texas.

A missão, denominada NS-24, não levará passageiros e se limitará a experimentos científicos, dos quais mais da metade foram desenvolvidos com o apoio da Nasa.

A companhia usa, no entanto, esse foguete para voos de turismo espacial e já transportou 31 pessoas em viagens de poucos minutos, entre eles o próprio Bezos.

O acidente, ocorrido em setembro de 2022, provocou a queda do módulo de propulsão do foguete, que naquele momento não transportava passageiros.

O órgão regulador da aviação americana (FAA) abriu uma investigação, que concluiu, em setembro, que o acidente foi causado por "uma temperatura mais alta do que o esperado em um bico do motor".