FIM DA REELEIÇÃO

Pacheco quer avançar com PEC para fim da reeleição, mas já prevê resistência de Lula

Presidente do Senado quer debater tema em 2024, nova regra não valeria para 2026

Lula e Rodrigo Pacheco, presidente do Senado - Pedro Gontijo/Senado Federal

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), quer pautar o fim da reeleição para mandatos majoritários, de presidente, governadores e prefeitos, em 2024. Ele assume, porém, que o governo e o próprio presidente Lula devem resistir à proposta. A mudança não valeria de imediato para as próximas eleições e o prazo seria negociado.

Pacheco defendeu que juntamente com o fim da reeleição, seja aprovado um aumento nos mandatos executivos, para 5 anos, por exemplo.

– O fim da reeleição é algo que é um desejo muito forte dos senadores, nós vamos fazer audiências públicas, debater isso. Pode ser que tenha alguma resistência [do governo], mas mesmo com resistência, a vontade dos senadores é muito grande – afirmou.

O presidente do Senado também propõe a unificação das eleições municipais e nacionais. Dessa forma, haveria um intervalo maior entre as disputadas. Ele disse que a mudança faria “um grande bem” ao Brasil, já que os parlamentares ficariam mais tempo concentrados nos mandatos e menos nas disputas político-eleitorais.