Barranquilla ergue estátua em homenagem a Shakira, sua filha favorita
Monumento foi instalado no calçadão próximo ao rio Magdalena
Os braços entrelaçados acima da cabeça, a barriga de fora e o tronco pendente para um dos lados anteciparam o famoso movimento de quadrilha de Shakira, imortalizado nesta terça-feira (26) em uma estátua de 6,5 metros de altura em sua cidade natal, uma colombiana Barranquilla.
Feita em bronze com alguns fragmentos em alumínio, o monumento representa a estrela pop enquanto realiza um de passos de dança característicos, vestindo um top marrom e uma saia longa da mesma cor.
"Quadris que não mentem, um talento inigualável, uma voz que movimenta multidões", diz a inscrição na base da escultura, apresentada em um ato público que conta com a presença dos pais da cantora, William Mebarak e Nidia Ripoll.
O governo local da vinha publicando imagens da estátua e do seu processo de elaboração desde agosto, mas o rosto não tinha sido revelado até agora. O monumento foi instalado no calçadão próximo ao rio Magdalena.
“Agradeço ao escultor Yino Márquez e aos alunos da escola distrital de artes por esta demonstração do enorme talento artístico da gente da minha terra”, escreveu na rede social X (o antigo Twitter) Shakira, de 46 anos e ganhadora do Grammy Latino à canção do ano em 2023 com "Bzrp Music Sessions, Vol. 53".
O tema - uma espécie de catarse sobre sua separação do ex-jogador de futebol espanhol Gerard Piqué, criado junto com o produtor argentino Bizarrap - se tornou um grande sucesso mundial e deu um novo impulso à sua carreira.
A estátua “realmente representa muito bem, com todos os detalhes, até a forma de dançar”, disse à AFP Daniel Paulman, um turista americano que esteve na manifestação.
Nos últimos meses, Shakira também ocupou as mãos devido a problemas fiscais.
Em novembro, o artista chegou a um acordo com as autoridades da Espanha no qual se declarou culpado de fraude fiscal e aceitou pagar uma multa superior a 7,3 milhões de euros (quase R$ 40 milhões, na cotação atual).
Neste ano, a colombiana pagou quase 14 milhões de euros (quase R$ 75 milhões) em avaliações por dois casos de evasão fiscal.