ESPAÇO

Rússia e Nasa anunciam acordo de voos conjuntos para ISS até 2025

Moscou anunciou em julho do ano passado o desejo de abandonar a ISS "a partir de 2024

Presidente da Rússia, Vladimir Putin - Dmitry Astakhov / POOL / AFP

Rússia e Nasa anunciaram um acordo para prorrogar até 2025 os voos conjuntos para a Estação Espacial Internacional (ISS), anunciou nesta quinta-feira a agência espacial russa Roscosmos.

"Para manter a confiabilidade do funcionamento geral da ISS" e garantir a presença de pelo menos um representante da Roscosmos e da NASA em seus respectivos setores da estação, "alcançamos um acordo com os americanos em 2023 para prorrogar os voos cruzados até 2025", afirma um comunicado.

Moscou anunciou em julho do ano passado o desejo de abandonar a ISS "a partir de 2024", apesar do papel fundamental da Rússia para o funcionamento da estação espacial.

A Rússia pretende criar sua própria estação espacial, que, segundo o presidente Vladimir Putin, pode entrar em operação em 2027, apesar dos escândalos de corrupção e fracassos recentes do programa espacial russo.

Considerado um modelo de cooperação internacional entre Estados Unidos, Rússia, Japão e países europeus, o projeto da ISS começou em 1998.

O planejamento inicial era de funcionamento até 2024, mas a Nasa considera que a ISS pode continuar em operação até 2030.