Barcelona vence time da 4ª divisão e avança na Copa do Rei
Com o resultado, o time catalão se classifica para as oitavas de final da competição
O Barcelona, que foi a campo sem vários titulares, venceu fora de casa o modesto Barbastro (quarta divisão espanhola) por 3 a 2 neste domingo (7) e se classificou às oitavas de final da Copa do Rei.
Fermín López marcou para o Barça o único gol do primeiro tempo, aproveitando espaço para bater quando estrava cercado de adversários (19').
A assistência foi do brasileiro Raphinha, que ampliou a vantagem dos catalães ao aparecer na segunda trave para empurrar a bola para as redes após passe de Héctor Fort (51').
Mas o Barbastro não se rendeu e diminuiu com Adrià De Mesa (59'), dando suspense até a reta final da partida, quando Robert Lewandowski fez o terceiro do Barça cobrando pênalti (88').
O time da casa chegou a fazer o segundo com Marc Prat (90'+3), também de pênalti, mas já era tarde para uma reação.
Além da vitória esperada sobre um time da quarta divisão, a notícia do jogo para o Barcelona foi o retorno de Iñigo Martínez, um mês depois de sofrer uma lesão na coxa. O zagueiro entrou no segundo tempo (63'), mas teve que ser substituído apenas dez minutos depois, visivelmente contrariado, por problemas físicos.
Também neste domingo, o jogo entre Villarreal e Unionistas de Salamanca (3ª divisão) teve que ser suspenso devido a problemas nas torres de iluminação no estádio municipal Reina Sofía antes do início da prorrogação, quando as equipes empatavam em 1 a 1.
O duelo será retomado na segunda-feira, às 12h30 (horário de Brasília), anunciou a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF).
"Por favor, pedimos a todos os torcedores que guardem seus ingressos", escreveu o Unionistas em sua conta na rede social X (antigo Twitter).
Mais cedo, o Osasuna, atual vice-campeão da Copa do Rei, e o Valencia, oito vezes vencedor do torneio, passaram com dificuldades por Castellón (3ª divisão) e Cartagena (2ª divisão), respectivamente.
Ambos os jogos foram para a prorrogação, com o Osasuna vencendo por 1 a 0 e o Valencia por 2 a 1.
O Sevilla também sofreu para avançar, batendo o Racing de Ferrol (2ª divisão) por 2 a 1 com um gol nos minutos finais de Juanlu Sánchez.
Menos problemas tiveram Athletic de Bilbao, que venceu o Eibar (2ª divisão) por 3 a 0, Celta de Vigo, ao bater o Amorebieta (2ª divisão) por 4 a 2, e Mallorca, que passou pelo Burgos (2ª divisão) por 3 a 0.
-- Programação da fase de 16-avos de final da Copa do Rei:
- Sábado:
Lugo (3ª) - (+) Atlético Madrid (1ª) 1 - 3
Espanyol (2ª) - (+) Getafe (1ª) 0 - 1
Elche (2ª) - (+) Girona (1ª) 0 - 2
Huesca (2ª) - (+) Rayo Vallecano (1ª) 0 - 2 (após prorrogação)
(+) Alavés (1ª) - Betis (1ª) 1 - 0
Arandina (4ª) - (+) Real Madrid (1ª) 1 - 3
- Domingo:
Burgos (2ª) - (+) Mallorca (1ª) 0 - 3
Amorebieta (2ª) - (+) Celta Vigo (1ª) 2 - 4
Castellón (3ª) - (+) Osasuna (1ª) 0 - 1 (após prorrogação)
Racing Ferrol (2ª) - (+) Sevilla (1ª) 1 - 2
Cartagena (2ª) - (+) Valencia (1ª) 1 - 2 (após prorrogação)
Eibar (2ª) - (+) Athletic Bilbao (1ª) 0 - 3
UD Barbastro (4ª) - (+) FC Barcelona (1ª) 2 - 3
Malaga (3ª) - (+) Real Sociedad (1ª) 0 - 1
(+) Tenerife (2ª) - Las Palmas (1ª) 2 - 0
Segunda-feira:
(12h30) prorrogação entre Unionistas de Salamanca (3ª) - Villarreal (1ª), após jogo ser suspenso neste domingo por problemas de iluminação
(+): classificado para a próxima fase