SÃO PAULO

Marta Suplicy confirma saída do governo Nunes em SP após tratativas para ser vice de Boulos

Secretária na prefeitura há três anos, ex-prefeita deve retornar ao PT para compor a chapa com deputado do PSOL, principal adversário do atual prefeito

Lula e Marta Suplicy: presidente convidou ex-petista a retornar ao partido para compor chapa com Boulos - Ricardo Stuckert/Divulgação

A ex-prefeita Marga Suplicy pediu demissão nesta terça-feira (9) ao prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), do cargo de secretária de Relações Internacionais, que ocupou durante três anos. A saída ocorre após a agora ex-secretária se encontrar com o presidente Lula (PT) e sinalizar que aceita ser vice na chapa de Guilherme Boulos (PSOL-SP).

Como antecipou O Globo, Nunes assinou a carta de demissão de Marta na tarde desta terça-feira. Aliados dizem que o motivo foi “quebra de confiança”, já que a ex-prefeita não fala com o emedebista há semanas e não o avisou sobre a ida a Brasília para uma agenda pública com Lula.

Marta chegou à sede da prefeitura por volta das 17h, após o próprio prefeito chamá-la para uma reunião. A ex-ministra pretendia se reunir com o emedebista apenas no retorno de suas férias, no dia 15 de janeiro. Além de Nunes, participaram da conversa o marido de Marta, Márcio Toledo, e o secretário de Governo, Edson Aparecido.

Nunes soube do encontro de Marta com Lula pela imprensa. Horas antes, ele havia reiterado a confiança na secretária em entrevista a jornalistas.

A articulação para uma composição com Boulos, tido como o principal adversário de Nunes, foi vista como uma traição, já que a secretária não procurou o prefeito para conversar sobre a possibilidade de abandonar o barco.