CONCURSO

INSS: governo confirma concursos para peritos médicos, mas ainda sem data nem número de vagas

Ministros da Previdência Social e da Gestão informaram que seleções devem acontecer até 2026

Estetoscópio - internet

O governo federal confirmou, nesta terça (16), a previsão de concursos públicos para a seleção de novos médicos peritos para o Departamento de Perícia Médica Federal, que atende as demandas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A informação foi confirmada pelos ministros da Previdência Social (MPS), Carlos Lupi, e da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, em vídeo publicado nas redes sociais.

Detalhes como número de vagas e datas para que os editais sejam lançados, porém, não foram divulgados pelos dois. A ideia é que as seleções aconteçam até 2026, quando termina o mandado do presidente Lula.

— A gente conversou e ele (Lupi) me mostrou a carência (de médicos peritos) em várias áreas do Brasil que está dificultando o atendimento a população e a gente reconheceu que é uma área que precisa ter concurso — disse a ministra.

De acordo com Lupi, a alocação dos profissionais deve priorizar "regiões mais necessitadas" do país, onde a fila da perícia médica é maior. Os dados de novembro do Portal da Transparência Previdenciária — os mais recentes divulgados pelo INSS — dão conta de que a fila da perícia passava de 889 mil pedidos. Enquanto isso, o quadro da perícia médica é enxuto: de acordo com o Instituto, são 3.327 profissionais, com 2.535 em atividade.