EUA se diz otimista a respeito de negociações sobre reféns em Gaza
Os militantes do Hamas levaram cerca de 250 reféns para Gaza após o ataque de 7 de outubro
Os Estados Unidos têm "esperanças" de que as negociações sobre um novo acordo de libertação dos reféns retidos em Gaza em troca de um cessar-fogo tenham sucesso, informou um porta-voz da Casa Branca nesta terça-feira (16).
"Temos a esperança de que possa dar frutos e dar frutos logo", disse o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, John Kirby, durante coletiva de imprensa.
O principal assessor do presidente americano, Joe Biden, para o Oriente Médio, Brett McGurk, esteve em Doha na semana passada para negociar um possível acordo sobre os reféns.
Os militantes do Hamas levaram cerca de 250 reféns para Gaza após o ataque de 7 de outubro, dos quais 132, segundo Israel, permanecem em território palestino, incluindo vários cidadãos americanos.
Os combates devastam Gaza desde os ataques do Hamas nos quais cerca de 1.140 pessoas morreram, a maioria civis, segundo contagem da AFP com base em números israelenses.
Ao menos 24.285 palestinos, cerca de 70% deles mulheres, crianças e adolescentes, morreram em Gaza em bombardeios e operações terrestres israelenses desde 7 de outubro, segundo o governo do Hamas.
Por outro lado, Kirby qualificou de "importante" o anúncio de Israel de que poria fim à fase mais intensa da guerra, que exacerbou as tensões em todo o Oriente Médio.