CARNAVAL

Pernambuco ou Bahia? Debate sobre quem tem o maior Carnaval toma conta das redes

Usuários das redes lançam argumentos para mostrar quem deve ficar com o título

Galo da Madrugada 2023 - Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco

Pernambucanos e baianos travam um duelo nas redes sociais para definir quem tem o maior Carnaval (não só do Brasil, como também do mundo). Nos últimos dias, usuários do X e do Instagram se "digladiaram" com uma série de argumentos para tentar justificar qual local, de fato, merece o título.

De um lado, o Galo da Madrugada e as ladeiras de Olinda; do outro, os trios elétricos dos tradicionais circuitos de Salvador e os blocos de afoxé. 

Confira alguns dos posts no X:















Os usuários recifenses aproveitaram para dar uma cutucada nos baianos com uma fala de Caetano Veloso. Na abertura do Carnaval recifense de 2023, Caê afirmou que o Carnaval da Bahia é uma "eterna homenagem grata" ao Carnaval do Recife.

"Em 1949. o Vassourinhas foi a Salvador e isso motivou Osmar e Dodô a comporem frevos e tocarem instrumentos elétricos que eles mesmos construíram. O que depois veio a se chamar de trio elétrico. Em larga medida, o Carnaval da Bahia é uma eterna homenagem grata ao Carnaval do Recife", disse Caetano na ocasião.

Assista ao vídeo:



E os números?
Dados de 2023 do Ministério do Turismo mostram que apenas Olinda recebeu 3,9 milhões de pessoas durante a Folia de Momo, a primeira desde o início da pandemia. Enquanto isso, toda a Bahia teve 2,7 milhões de visitantes sendo 1 milhão em Salvador. No Recife, o Carnaval 2023 teve mais de 2,7 milhões de foliões, segundo dados divulgados pela prefeitura da capital pernambucana.