guerra na ucrânia

Carga com presos ucranianos ou mísseis russos? O que se sabe sobre o avião que caiu em Belgorod

Versões divergentes sobre o Ilyushin-76 caído nesta quarta-feira foram apresentadas por Kiev e Moscou

Rússia diz que avião militar que transportava 65 prisioneiros de guerra ucranianos caiu - Reprodução/Twitter

A queda de um avião militar de transporte da Rússia, nesta quarta-feira (25), converteu-se em uma guerra de versões entre Moscou e Kiev, após autoridades russas anunciarem que a aeronave teria sido derrubada pela Ucrânia enquanto transportava prisioneiros de guerra do país vizinho. Funcionários ucranianos rebateram as acusações russas e disseram que a aeronave transportava, na verdade, mísseis balísticos para perto da fronteira entre os dois países, em Belgorod. Kiev não confirmou oficialmente o abate da aeronave.

Veja o que sabemos até agora:
Um avião militar Ilyushin-76, da Força Aérea da Rússia, caiu na região sul de Belgorod, na fronteira com a Ucrânia. Autoridades em Moscou afirmam que a aeronave foi abatida.



A imprensa estatal russa, o chefe do Comitê de Defesa do Parlamento e ao menos um outro deputado russo afirmaram publicamente que a aeronave russa transportava prisioneiros de guerra ucranianos, que seriam trocados por prisioneiros russos. Fontes ligadas a Kiev confirmaram a existência de um acordo para troca de prisioneiros.

De acordo com a RIA-Novasti, 74 pessoas morreram, incluindo a tripulação e 65 prisioneiros ucranianos.