FOLIA

Com 40% a mais de equipes de plantão 24h, Neoenergia Pernambuco anuncia ações para o Carnaval 2024

Concessionária firmou parceria com forças de segurança do Estado para que a festa transcorra com segurança

Empresa chama atenção para que a população evite lançar objetos na rede elétrica - Júnior Soares/Folha de Pernambuco

Para proporcionar segurança aos foliões do Carnaval 2024, a Neoenergia Pernambuco divulgou as estratégias de como vai trabalhar durante a folia de Momo

A fornecedora de energia fechou parceria com forças de segurança do Estado para monitorar, prevenir e atender às possíveis ocorrências que surgirem durante os festejos. Os detalhes foram repassados durante coletiva de imprensa, na manhã desta quarta-feira (24), na sede da empresa, no bairro da Boa Vista, no centro do Recife.

Estiveram presentes na coletiva, representantes do Serviço de Atendimento Móvel Urbano (Samu), do Corpo de Bombeiros de Pernambuco, do Centro de Operações do Recife (COP) e da Secretaria Executiva de Controle Urbano.

Para a Operação Carnaval, a empresa vai ampliar em 40% o efetivo em campo, que deve trabalhar em plantão de 24 horas por dia. Os trabalhadores estarão espalhados pelos principais polos do Estado. Entre as principais ações preventivas da Neoenergia, destaca-se a instalação ou substituição de cerca de 250 equipamentos inteligentes. Esses recursos são acionados imediatamente sempre que existe uma interrupção no fornecimento, isolando o defeito e normalizando o abastecimento em até 60 segundos.

A Neoenergia Pernambuco também informou ter realizado outros trabalhos de manutenção em todo o Estado para que a rede elétrica não sofra qualquer impacto que prejudique ou ofereça risco à vida dos usuários. Foram mais de 434 podas realizadas; 60 mil quilômetros de inspeção da rede elétrica mais de mil vistorias. 

Ainda foi feito o serviço de 650 manutenções nos equipamentos de 162 subestações localizadas em Fernando de Noronha e mais 24 municípios: Recife, Olinda, Paulista, Bezerros, Pesqueira, Salgueiro, Nazaré, Arcoverde, Afogados da Ingazeira, Tabira, Triunfo, Paudalho, Limoeiro, Vitória de Santo Antão, Gravatá, Belém do São Francisco, São José do Egito, Buíque, Condado, Camaragibe, Carpina, Timbaúba, Vicência, Catende, São José da Coroa Grande, Barreiros, Tamandaré, Rio Formoso, Sirinhaém, Ipojuca, Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes, Itamaracá e Goiana.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Folha de Pernambuco (@folhape)

O superintendente de Operações da Neoenergia Pernambuco, Leonardo Moura, pontua que, além dos cuidados realizados pela empresa, a população também precisa ajudar nas precauções.

"Um dos primeiros pontos é que as pessoas procurem avaliar a situação das suas instalações elétricas, evitem o uso de benjamins, de extensões e de 'Ts' para ligação de outros equipamentos, porque pode gerar curto-circuito, sobreaquecimento, inclusive situações inseguras. Para aqueles que vão brincar o Carnaval em marquises, em trios elétricos, o conselho é que evite lançar qualquer tipo de objeto em direção à rede elétrica. Alguns deles são fitas metálicas e serpentinas, porque são condutores elétricos e podem energizar a pessoa", explicou ele.

Inspeção em trios
A empresa se reuniu com os proprietários de trios elétricos e disse que os veículos, como, por exemplo, do Galo da Madrugada e os de Olinda, serão inspecionados, previamente. A altura e a largura serão levados em conta, uma vez que a distância para os fios é de seis metros.

A Neoenergia informou que também instalou bandeiras de segurança, sinalizando os fios de alta tensão, nos lugares onde os trios vão trafegar.

Barraqueiros
A Neoenergia também chama a atenção para a conscientização dos barraqueiros, que precisam tomar as devidas precauções para não oferecer risco - durante a folia, para usar a estrutura, eles precisam de ligação provisória. Para este ano, a estimativa é de que 1.500 ligações deste tipo sejam feitas.

Os interessados devem entrar em contato com a Neoenergia, através do 116 ou pelo WhatsApp, através do (81) 3217-6990, com, pelo menos, cinco dias de antecedência, munidos de autorização do uso do solo emitida pela prefeitura e a declaração da carga que será usada.

Será cobrada uma taxa de R$ 15 para vistoria, ligação e desligamento das instalações. O padrão de entrada e o aterramento são de responsabilidade do cliente.

COP
O Centro de Operações da Prefeitura do Recife (COP) vai trabalhar antes, durante e depois do Carnaval, com fiscalização de possíveis ocorrências. Conforme o coordenador do setor, Anderson Soares, em caso de necessidade, o órgão aciona, de pronto, todos os envolvidos no evento para buscar soluções efetivas.

"No Réveillon, por exemplo, tendo qualquer crise, a gente se juntava na sala e se reunia na hora para resolver, porque temos todos os órgãos atuando com a gente. Num curto de energia, por exemplo, pelo fato de a Neoenergia estar conosco, acionamos a equipe dela, do Corpo de Bombeiros e a equipe de manutenção do evento. Como estavam todos juntos, já resolvemos ali", disse Soares.