RESGATE EM ALTO-MAR

Turco com suspeita de infarto é resgatado de helicóptero em alto-mar e levado para o Recife

FAB operou o resgate do tripulante de embarcação, que estava a cerca de 140 milhas náuticas (260 quilômetros) da capital pernambucana

Resgate do tripulante turco foi feito pela FAB - Força Aérea Brasileira/Divulgação

Um tripulante turco de uma embarcação que estava a 140 milhas náuticas (cerca de 260 quilômetros) a leste do Recife, em alto-mar, foi socorrido de helicóptero pela Força Aérea Brasileira (FAB), na tarde de quarta-feira (24). O estrangeiro apresentava suspeita de infarto do miocárdio. Ele foi levado para o Hospital Jayme da Fonte, na capital pernambucana.

O turco, identificado como Oguzhan Baydak, estava em um navio com bandeira das Ilhas Marshall. Segundo a FAB, o resgate foi operado pelo Salvaero Recife, que realizou a evacuação aeromédica. 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Folha de Pernambuco (@folhape)

"Para a missão, o Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) disponibilizou uma aeronave H-36 Caracal, empregada pelo Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (1º/8º GAV) - Esquadrão Falcão. Conhecido por sua adaptabilidade em diferentes cenários operacionais, o helicóptero possui sistemas avançados de navegação, comunicação e proteção, sendo capaz de operar em ambientes desafiadores", afirmou a FAB, por meio de nota.

O helicóptero decolou de Natal com direção ao Recife e, posteriormente, seguiu para alto-mar, onde estava o navio, tendo alcançado a embarcação após cerca de 50 minutos de voo.

A FAB informou que o paciente foi entregue, em condição estável, aos cuidados de uma equipe médica no Aeroporto Internacional do Recife, de onde o turco foi encaminhado para o Hospital Jayme da Fonte. 

Por meio de nota, o Jayme da Fonte informou que o paciente deu entrada às 18h58 com quadro de dor em região cervical irradiada para membro superior esquerdo.

"Foi realizado atendimento inicial, solicitados exames e posterior internação na UTI cardiológica, onde segue sendo acompanhado. No momento, o paciente encontra-se estável, consciente e orientado. Não há previsão de alta", disse o hospital.